Resenha Máscara Desmaia Cabelo Forever Liss: é bom? Alisa?

0

É uma beleza quando lavamos o cabelo, usamos aquela máscara super hidratante e como resultado, conseguimos fios macios e emolientes ou desmaiados. O efeito desmaia cabelo é exatamente esse: hidratação profunda, que alinha as madeixas e diminui drasticamente o volume.

Quem tem cabelo quimicamente tratado, seja com alisamento, progressiva, tintura ou descoloração, tende a ter fios danificados. Isso porque esses tratamentos acabam promovendo o ressecamento dos cabelos. No entanto, algumas pessoas nem realizam química nos fios e sofrem com o aspecto seco.

O ressecamento dos cabelos aparecem através da opacidade (fios sem brilho), pontas duplas ou espigadas e toque áspero. Já quando o fio está danificado, além desses “sintomas”, ele também pode apresentar elasticidade e perda da massa (quando o cabelo vai afinando ao chegar nas pontas).

Se você sofre com fios secos ou ressecados, é essencial realizar um tratamento de hidratação profunda. Ele garante a reposição da água e, dependendo dos ingredientes, também nutre e repõe a massa dos cabelos. Alguns desses produtos também ajudam a dar um efeito desmaiado ao cabelo, deixando as cutículas alinhadas e leves.

Eu tenho os fios alisados com tioglicolato de amônio e eles sofrem com o ressecamento provocado pela química. Além disso, faço escova toda semana, o que resseca ainda mais o fio, e tratamentos que auxiliam na hora de alisar as madeixas são sempre bem-vindos!

Por isso, resolvi testar a Máscara Forever Liss Desmaia Cabelo. Os resultados e percepções você confere na resenha a seguir!

Índice – nesta resenha você encontrará as seguintes informações:

  1. O que é e para que serve a Máscara Desmaia Cabelo?
  2. Desmaia Cabelo alisa?
  3. Composição
  4. Desmaia Cabelo tem formol?
  5. Qual o preço?
  6. Onde comprar os produtos da linha Desmaia Cabelo?
  7. Como usei
  8. Minhas impressões
  9. Antes e depois
  10. É bom? Funciona?
  11. Posicionamento do fabricante
  12. Receita caseira para desmaiar o cabelo

O que é e para que serve a Máscara Desmaia Cabelo?

A Máscara Desmaia Cabelo, da Forever Liss, é um tratamento que oferece efeito de desmaio aos fios, ou seja, reduz o volume, diminui o frizz e alinha as cutículas. Ela não se trata de uma química, apenas uma hidratação concentrada que promove sensação de cabelos mais lisos.

Ela é indicada para todos os tipos de cabelo, inclusive aqueles que sofreram danos em procedimentos químicos. Isso porque o produto promete recuperar a saúde dos fios, deixando-os macios, brilhosos, hidratados e sedosos.

O produtinho deve ser utilizado, portanto, para hidratar os cabelos. Veja o que o fabricante fala sobre ele:

“A Máscara Desmaia Cabelo Forever Liss possui fórmula concentrada com Keratina Brasileira, D-Pantenol, Colágeno e Sinergia de Aminoácidos. Recupera os fios agredidos pela química realizando uma hidratação profunda e garantindo assim a redução do volume e alinhamento capilar”.

Desmaia Cabelo alisa?

Não! Desmaia Cabelo não alisa os fios. A máscara proporciona um efeito ultra hidratante às madeixas, que, como resultado, ficam mais alinhadas, com redução do volume e do frizz. Não há nenhuma substância alisante na composição.

Quem tem cabelo crespo ou cacheado pode ficar tranquilo! O produto irá apenas hidratar os cabelos, por isso não vai alisar nem desfazer o formato dos cachos. Para quem tem cabelo liso natural ou alisado por procedimentos químicos, o produtinho ajuda a manter o efeito alinhado.

Composição

A máscara possui ativos que são hidratantes e também reconstrutores, destacando 4 deles na embalagem. Veja o que cada um faz nos fios:

  • Colágeno: evita a quebra dos cabelos, deixando-os mais fortes, hidratados e nutridos. Além disso, mantém a forma dos fios;
  • Keratina Brasileira: de origem vegetal do milho e da soja, ela promove a aparência de fios mais lisos, pois alinha as cutículas da fibra. Apesar de não ter o poder de alisar permanentemente, a Keratina Brasileira é de grande ajuda para quem precisa domar o volume dos fios, eliminar o frizz, fortalecer e reduzir a quebra;
  • D-Pantenol: conhecido pelo seu poder hidratante, o D-Pantenol é essencial para deixar os fios macios, brilhosos e com a cor radiante;
  • Sinergia de Aminoácidos: protege o cabelo dos danos causados por agressões externas, como o secador, prancha, babyliss e fatores ambientais (sol, vento e poluição). Também reduz a aparência dos danos causados pelos procedimentos químicos. Deixa os fios com aspecto saudável e muito brilho.

Agora que você já sabe como agem o principais componentes do produto, veja a fórmula completa disposta na embalagem:

Aqua, Disodium EDTA, Glycerin, Cetearyl Alcohol, Cetrimonium Chloride, Cetyl Alcohol, Cetyl Lactate, BHT, Behenamidopropyl Dimethylamine, Hydrolyzed Collagen, Panthenyl Hydroxypropyl Steardimonium Chloride, Water (and) Wheat Amino Acids (and) Soy Amino Acids (and) Arginine (and) Serine (and) Threonine, BisHydroxy/MethoxyAmodimethicone, Amodimethicone (and) Cetrimonium Chloride (and) Trideceth-12, Cetyl Lactate, Grape Seed Oil Dimethiconol (and) TEA-Dodecylbenzenesulfonate, Methylchloroisothiazolinone (and) Methylisothiazolinone, Aqua (and) Parfum, Lactic Acid.

Desmaia Cabelo tem formol?

Apesar de prometer cabelos mais soltos e com efeito desmaiado, a Máscara Desmaia Cabelo não tem formol! Ou seja, pode usar o produtinho tranquilamente, sem medo de ter os fios permanentemente alisados ou o organismo prejudicado.

Para quem ainda não sabe, o formol é uma substância química presente em cosméticos e em algumas escovas progressivas, devido ao seu efeito de alisar os cabelos com facilidade.

O uso do formol como alisante capilar é proibido! O componente só é liberado para uso como conservante (com o limite máximo de 0,2%) e como agente endurecedor de bases para unhas (com o limite de 5% no máximo).

Qual o preço?

O produto está disponível em 3 apresentações: 240g, 350g e 950g. No período em que essa resenha foi escrita, só encontrei as versões de 350g (vendida em uma embalagem promocional de leve 350g e pague 240g) e 950g.

O valor pode variar dependendo do local em que for feita a compra ou do tamanho da embalagem. No site do fabricante é possível encontrá-lo nas versões de 350g por R$ 29,90* e 950g por R$ 52,90*.

*A pesquisa de preços foi realizada no dia 30/10/2018. Os valores podem sofrer alterações.

Onde comprar os produtos da linha Desmaia Cabelo?

Para quem gosta de usar a linha completa de um produto, a Forever Liss também conta com shampoo, condicionador, leave-in e sérum, além da máscara de hidratação.

Você encontra ofertas de todos estes produtos no nosso comparador de preços, o Consulta Remédios. Lá você consegue ver quais farmácias entregam o produto na sua casa e ainda garante esses e outros produtos de beleza e saúde pelo menor preço!

Como usei

Para usar o produto, primeiro eu lavei o cabelo normalmente com shampoo, até ficar bem limpo. Lembrando que não usei nenhum outro produto da linha Desmaia Cabelo.

Depois separei o cabelo em 4 partes e apliquei o produto nos fios, passando os dedos na mecha para ajudar a desembaraçar. Eu já tinha usado antes e passava próximo à raiz, pois no site do fabricante a instrução é de usar em toda a área do fio.

Porém, em contato com eles (veja mais abaixo no item posicionamento da marca), fiquei sabendo que na verdade não deve ser realizada a aplicação na região. Portanto, na aplicação que descrevo aqui, eu passei o produto com uma distância de 2 dedos da raiz.

Na embalagem e no site do produto, eles aconselham utilizar um pente para distribuir melhor o produto pelo cabelo. Eu usei um de dentes largos, penteando com bastante cuidado para não quebrar os fios.

Nesse momento você já consegue sentir a maciez das madeixas. O tempo de ação indicado pelo fabricante é de 5 minutos, então é uma máscara que dá para ser usada no banho. Algumas pessoas preferem deixar mais tempo, utilizando uma touca, porém eu prefiro máscaras que agem rápido (pois tempo está em falta, né?).

Depois do tempo de ação eu enxaguei bem os fios para retirar todo o produto do cabelo. A sensação é ótima, de cabelo bem derretido e molinho, macio mesmo. Em seguida finalizei aplicando um pouco de condicionador nas pontas.

Para modelar, eu deixei os cabelos secando um pouco na toalha. Apliquei um defrizante próprio para fios alisados e escovei os fios em mechas grossas. Depois passei a chapinha em mechas mais finas.

O resultado final é um cabelo bem liso e macio, com movimento. Veja mais fotos no item mais abaixo (antes e depois).

Minha impressões

A seguir você pode conferir quais foram minhas percepções ao usar o produto. Para cada item, eu dei uma nota de 1 a 5, sendo que 1 é muito ruim e 5 é muito bom.

Textura

O produto é bem consistente, daqueles que você vira o pote de cabeça para baixo e não cai! Mas, ao mesmo tempo, ele é um creme facilmente absorvido pelos fios. Logo que você passa no cabelo, ele já começa a absorver e a amolecer.

Eu prefiro produtos que sejam assim, mais consistentes, porque tenho a impressão que são bem concentrados. No entanto, é bem comum que esse tipo de produto tenha um espalhabilidade ruim e, ainda bem, esse não caso da Máscara Forever Liss Desmaia Cabelo.

Nota: 5. ⭐⭐⭐⭐⭐

Cheiro

Infelizmente não dava para “testar” o cheiro desse produto antes de comprar, já que ele vem lacrado (ponto positivo!). Realmente não gostei do cheiro, é um pouco forte na hora da aplicação, lembrando quase um perfume. Claro que isso vai de gosto, mas eu prefiro aromas mais doces e suaves no cabelo, porque senão acaba enjoando bem fácil.

A parte boa é que a durabilidade do cheiro é bem baixa, então mesmo que você não goste do aroma no início, ele não vai ficar muito tempo no fio. No meu ele some logo depois de passar um defrizante para secar.

Nota: 1. ⭐

Preço

Vez ou outra você encontra esse produto na promoção no próprio site do fabricante ou em farmácias, mas o preço médio da embalagem promocional de 350g (pague por 240g) gira em torno de R$ 29,90. No entanto, dependendo de onde você compra, pode pagar até R$ 45.

Percebi que esse valor é quase o padrão dos produtos da Forever Liss, marca famosa que fabrica produtos profissionais para cabelo. É um preço um pouco alto, visto que há produtos com a mesma proposta por um valor menor, mas ainda assim é mais em conta do que outros produtos profissionais.

Nota: 2. ⭐⭐

Rendimento

Ele não exige que você use muito para hidratar uma mecha e o rendimento acaba variando devido ao tamanho do cabelo. No meu caso, sou um pouquinho exagerada na quantidade porque tenho a impressão que meu cabelo absorve o creme muito fácil.

Utilizo a quantidade da foto em que mostro a textura. Calculo que a máscara na embalagem de 350g dure cerca de 2 meses, se eu fosse usar direto (hidratando o cabelo de 1 a 2 vezes por semana). Como eu intercalo o uso com outros cremes de tratamento, acaba durando mais tempo que isso.

Acho esse um rendimento muito bom, levando em conta outras máscaras que eu uso e que também possuem a mesma duração de uso.

Nota: 5. ⭐⭐⭐⭐⭐

Eficácia

A máscara cumpre seu papel de desmaiar os fios. No meu cabelo, logo que apliquei o creme e o fio foi absorvendo, já senti que ele estava mais leve. Na hora de retirar, o cabelo parece que está derretendo (e isso é bom!).

Outros pontos que ele atendeu foi a questão da maciez, hidratação e brilho. O cabelo fica com um aspecto bem melhor, luminoso e com saúde. Aquela aparência de cutícula fechada e cabelo sedoso, sabe? Tenho algumas ressalvas que irei contar a seguir, mas no geral o produto cumpre o que promete.

Nota: 5. ⭐⭐⭐⭐⭐

Antes e depois

A seguir você confere algumas fotos de antes do uso do produto (antes mesmo de lavar os cabelos com shampoo) e uma foto de depois, já com o cabelo lavado, hidratado com a máscara, escovado e chapado.

Antes-e-depois-desmaia-cabelo-3-minuto-saudavel
Antes-e-depois-desmaia-cabelo-4-minuto-saudavel
Loading image... Loading image...

É bom? Funciona?

Todo cabelo precisa de hidratação, mas quem tem fios ressecados ou danificados por química precisa ter uma atenção maior com a rotina de cuidados capilares. É preciso ir atrás de produtos que proporcionem uma hidratação potente, sem esquecer também dos tratamentos de nutrição e reconstrução.

Aqui é bom deixar claro que a eficácia de um produto muda de um cabelo para o outro e o que é bom para mim, pode não ser bom para você.

Eu achei que o produto realmente entrega aquilo que promete: desmaia os fios, deixando-os emolientes, brilhosos e macios. No entanto, existem outras máscaras de hidratação no mercado por um valor mais baixo que, mesmo que não tenham como proposta “desmaiar os cabelos”, oferecem o mesmo resultado ou até melhor.

Como meu cabelo tende a ficar ressecado pelos procedimentos químicos que faço e pelo uso semanal do secador e chapinha, eu costumo usar muitas máscaras hidratantes.

As máscaras que possuem queratina (como é o caso da Desmaia Cabelo) proporcionam esse efeito mais emoliente, além de repor a massa das madeixas. No entanto, cuidado! Esse componente não pode ser usado com frequência nos fios, pois pode sobrecarregar os cabelos, deixando-os duros e pesados.

O ideal é só usar o produto com queratina 1 vez por semana, no caso de cabelos muito danificados, e 1 vez a cada 15 ou 20 dias em cabelos que estão apenas ressecados. Uma vez que os fios forem reparados, utilize a queratina apenas 1 vez ao mês.

Eu passei 3 semanas seguidas usando apenas o Desmaia Cabelo, pois meu cabelo estava um pouco ressecado devido a um alisamento recente. Percebi um aumento na oleosidade durante esse período.

Normalmente eu lavo o cabelo apenas uma vez por semana e dificilmente fica oleoso, mas durante o período de uso do Desmaia, cerca de 2 ou 3 dias após a higienização já sentia necessidade de lavar.

Quem tem cabelo oleoso, especialmente aqueles com a raiz oleosa, sabe que essa condição estimula a queda dos fios. E foi o que aconteceu comigo! Tive que parar um tempinho de usar o produto e utilizar outros cremes de tratamento.

O problema da oleosidade e queda pode ser resultado também da forma que apliquei o creme: desde a raiz, como costumo fazer com quase todas hidratações que uso. Assim, a raiz crespinha do meu cabelo fica mais amolecida. Se o produto se aderir ao couro cabeludo e não sair no enxágue, acaba deixando resíduos acumulados e a oleosidade aumenta.

No site do fabricante eles orientam a aplicar o produto em toda a área do fio, o que eu entendo que compreende também a raiz. Para solucionar essas dúvidas, entrei em contato com a Forever Liss. Olha só:

Posicionamento do fabricante

Entrei em contato com a Forever Liss para saber o que eles tinham a dizer sobre os problemas que eu tive com o produto. A comunicação com eles pode ser feita por telefone, chat ou e-mail, porém só consegui falar pelo e-mail.

Foi bem complicado conseguir o contato com a empresa, porque mandei várias perguntas e eles apenas respondiam uma ou outra nos e-mails, nunca todas. Além disso tivemos algumas divergências de informações.

Confira abaixo o que eles disseram sobre meus questionamentos:

O produto pode aumentar a oleosidade do cabelo?

“A linha Desmaia Cabelo não deixa os fios oleosos, respeite sempre a raiz. Toda a linha de máscaras não pode passar na raiz!”.

É bem importante que você evite a aplicação na raiz, para que ele não fique oleoso. Eu usei aplicando desde a raiz e usei mantendo distância do couro cabeludo e foi perceptível a diferença na questão da oleosidade.

Existe alguma relação entre o uso da máscara e queda capilar? Pode ocorrer?

“Ela não quebra os fios, pois não contém nenhuma química. Recomendamos sempre realizar um teste de mechas antes da total aplicação”.

Essa questão do teste de mecha não estava nem na embalagem do produto e nem no site do fabricante. Portanto, no e-mail seguinte eu resolvi tirar a dúvida se era necessário que todas as pessoas fizessem o teste antes de usar ou se apenas quem realiza alisamentos.

O teste de mecha é recomendado para todos os cabelos ou apenas os que realizam alisamentos?

“Para usar a máscara Desmaia Cabelo não é preciso efetuar um teste de mechas, pois não possui nenhuma química em sua composição. É somente um produto ultra hidratante, somente se existir um excesso de aminoácidos não é bom, pois pode ocorrer enfraquecimento dos fios!”

Como podem ver, teve uma certa controvérsia quanto ao teste de mecha. Não deu para entender se é para ser realizado sempre antes do uso ou não.

A Máscara Forever Liss Desmaia Cabelo é liberada para Low Poo? E No Poo?

Para responder essa pergunta a marca enviou um documento PDF com todos os produtos liberados. No documento estava descrito que a máscara Desmaia Cabelo é liberada para a rotina Low Poo.

O produto possui um surfactante na fórmula (o  Tea-Dodecylbenzenesulfonate), classificado como um sulfato forte. Ele é proibido para Low poo se estiver presente em shampoos, mas em máscaras (como é o caso da Desmaia Cabelo), leave-ins e condicionadores, é liberado.

Receita caseira para desmaiar o cabelo

Além do uso da máscara de hidratação, você pode complementar o tratamento dos fios com uma receitinha caseira. Porém, lembre-se que é importante consultar seu dermatologista antes para que ele autorize o uso, ok?

Agora sim, recado dado, confira uma receita de hidratação caseira que promete deixar as madeixas bonitas e alinhadas: a máscara de açúcar (se você testar, me conta o resultado nos comentários)!

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de máscara de hidratação;
  • 1 colher de creme de leite;
  • 1 tampinha de bepantol;
  • 1 colher de açúcar.

Misture todos os ingredientes e aplique mecha a mecha nos cabelos limpos. Envolva os fios em uma touca e deixe agir de 20 minutos a 1 hora. Em seguida, enxágue bem os fios e finalize aplicando um condicionador.

O açúcar já é conhecido por deixar os cabelos alinhados e reduzir o frizz. Porém, ele também afina os cabelos, portanto, se você já tiver cabelo fino, não use!

Aliando o tratamento caseiro com uma boa rotina de cuidados capilares, seu cabelo ficará sempre bem hidratado e macio. Portanto, não se esqueça dos outros cuidados com os fios, como o uso de bons shampoos, condicionadores, cremes de tratamento e finalizadores.


E você? Já usou a Máscara Desmaia Cabelo? Se sim, me conta o que achou do produto nas suas madeixas! Se você gostou da resenha, não esqueça de deixar 5 estrelas logo abaixo.

Tem algum produto que você gostaria de conhecer melhor e ler uma resenha sobre? Deixe um comentário também! Sua opinião é muito importante pra gente 🙂

Leia mais:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (20 votos, média: 4,90 de 5)
Loading...

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.