Em algumas épocas do ano é comum haver a queda de cabelo, porém quando intensa ou duradoura e ainda fora desses períodos ela pode estar associada a uma série de motivos, alguns inimagináveis. Problemas que vão desde o estresse, até dietas radicais integram a lista de fatores que podem justificar esse incômodo.
Em estações mais frias como o outono e inverno é comum a queda de cabelo se tornar mais notável, o que deixa de acontecer ou diminui bastante em períodos mais quentes.
Causas
Porém a queda de cabelos também pode estar associada a outros problemas, principalmente se ela for constante.
- Determinados medicamentos;
- Alimentação com ausência de nutrientes e proteínas;
- Cabelo com a raiz muito oleosa;
- Estresse;
- Período da gravidez e pós-parto;
- Penteados que forçam os fios;
- Disfunções na tireoide;
- Genético;
- Período de infertilidade;
- Processos químicos fortes;
- Fazer muita chapinha ou escova;
- Dietas extremas.
- Como evitar
Alguns dos fatores que levam a queda de cabelo podem ser evitados: consultar o médico para a troca de medicamentos, procurar métodos para diminuir o estresse e melhorar a alimentação.
Química no cabelo
Em relação a procedimentos químicos, antes de fazê-los é importante pedir ao cabeleireiro para testar o produto em uma mecha do cabelo. Esse simples ato pode evitar complicações futuras.
Tratamento
Fatores como o genético e de infertilidade não podem ser evitados, porém tratamentos como implantes ou transplantes capilares podem ser feitos para contornar o incômodo.
Outros métodos para lidar com o problema
Dependendo da causa o dermatologista pode indicar alguns métodos para tratar a queda. Medicamentos como finasterida de 1mg podem ser prescritos, assim como shampoos específicos.