A pipoca é um alimento muito popular e que combina com o jogos da tarde ou com os filmes e séries da noite. Além de ser gostosa, barata e fácil de fazer, a pipoca também podem trazer benefícios, se for preparada corretamente.
Primeiramente, é bom saber que quanto mais natural o seu preparo, mais saudável ela é.
Na tentativa de incrementar ou temperar o aperitivo, é normal encontrar a famosa pipoca misturada com vários outros alimentos: bacon, tempero de carne, paçoca, manteiga derretida, chocolate, caramelo, leite em pó, bolachas trituradas, camarão e até vinho.
Todas essas opções, acabam por torná-la menos saudável, já que acrescentam outros ingredientes que podem ser bem calóricos como a manteiga, bacon, paçoca ou o chocolate.
O modo de preparo da pipoca também influencia na quantidade de gorduras.
As industrializadas, estouradas em forno micro-ondas e geralmente saborizadas, são as menos saudáveis.
Isso porque a quantidade de sódio, temperos industrializados e conservantes presentes dentro dos saquinhos é prejudicial para a saúde.
Uma xícara de pipoca estourada na panela e com pouca quantidade de óleo, tem cerca de 32 calorias. A mesma medida de pipoca estourada no micro-ondas pode ter entre 100 e 200 calorias, dependendo do sabor escolhido.
Procure estourar os milhos-pipoca na panela, com a menor quantidade possível de gordura ou óleo, que podem ser substituídos por opções como azeite de oliva ou óleo de linhaça.
Com a panela fechada, mexa os milhos antes deles estourarem. Esses movimentos ajudam a misturar e espalhar a gordura para outros grãos, o que acaba tornando o aperitivo mais saudável, já que não há acúmulos de gordura.
Se você não consegue comer pipoca sem um temperinho, tente algumas opções mais saudáveis.
Por exemplo, ao invés de comprar uma industrializada com sabor manteiga, experimente misturar a natural com um pouquinho de manteiga sem sal derretida.
Já se a opção de pipoca for doce, você pode derreter alguns gramas de chocolate meio-amargo e misturar.
Acrescentar alguns alimentos como manjericão picado, gengibre ralado e canela em pó pode ajudar a variar o sabor de maneira saudável.
Leia mais: Quais são os alimentos com gordura saturada?
A pipoca estourada na panela e sem o acréscimo de outros alimentos ou temperos pode trazer muitos benefícios para a saúde. Por conter vitaminas, fibras e minerais, esse aperitivo popular pode dar sensação de saciedade. Além disso, contém antioxidantes que retardam o envelhecimento das células e protegem o organismo.
Outros benefícios são:
Leia mais: Por que devemos comer fibras e qual a quantidade diária ideal
A pipoca é um aperitivo popular e fácil de preparar. Para se tornar saudável e benéfica, o seu consumo deve ser o natural possível e de preferência, estourada na panela.
O Minuto Saudável traz outras informações sobre saúde e alimentação. Confira nossas postagens.
Esp. Angela Federau
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.