Minuto Saudável
09/04/2019 16:43

Pimenta malagueta pode impedir metástase de câncer de pulmão

A pimenta é um condimento muito utilizado na culinária brasileira. Acarajé, moqueca, baião de dois e até mesmo a coxinha podem levar o tempero no seu preparo e o alimento, de fácil acesso, pode trazer vários benefícios para a saúde.

Um estudo mostrou que o composto capsaicina, presente em pimentas do tipo malagueta, pode ajudar a impedir o desenvolvimento do câncer de pulmão.

Os pesquisadores analisaram células humanas com câncer de pulmão e perceberam que a capsaicina impedia as células de se locomoverem para outros tecidos ou órgãos.

A principal dificuldade de tratar o câncer de pulmão é a grande chance de metástase, ou seja, quando a doença se espalha para outras partes do corpo (cérebro e ossos, por exemplo).

Leia mais: Metástase do câncer de mama: a culpa pode ser da luz acesa

Por isso, a descoberta de que a pimenta impede o avanço das células cancerígenas pode ajudar a desenvolver outros tratamentos evitando que ocorra a metástase.

Mesmo com esse resultado otimista, os estudiosos recomendam que mais análises sejam feitas antes da pimenta ser usada clinicamente.

A pesquisa foi publicada no periódico médico Experimental Biology

Leia mais: Novo medicamento evita metástase em pacientes com câncer

Câncer de pulmão

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2018, cerca de 31 mil casos de câncer de pulmão foram diagnosticados no Brasil. Desse total, aproximadamente 18 mil foram em homens e 12 mil em mulheres.

O tabagismo está relacionado à doença em 90% dos casos. Por isso, parar de fumar também ajuda a prevenir essa enfermidade. A exposição à poluição ou substâncias químicas, carência de vitamina A e fatores genéticos também favorecem a patologia.

Entre os principais sintomas de câncer de pulmão estão: tosse, dor no peito, falta de ar, rouquidão, perda de peso e pneumonia ou bronquite.

O diagnóstico é feito por meio de exames de raio-X e tomografia. O tratamento do câncer é conduzido por uma equipe de especialistas.

Em caso de dúvidas ou suspeita, consulte um médico.


A ciência descobriu que a pimenta pode ser, no futuro, combinada com o tratamento do câncer que mais mata no mundo. Um alimento tão presente no cotidiano brasileiro pode ajudar a salvar vidas.

Fonte: INCA

18/04/2019 14:22

Minuto Saudável

Somos um time de especialistas em conteúdo digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*