Eduardo (Minuto Saudável)
08/04/2019 17:33

Periodontite pode ter relação com Alzheimer e outras doenças graves

Desde a infância, seja em casa ou na escola, somos ensinados sobre a importância de escovar os dentes e de manter a saúde bucal em dia.

A limpeza diária dos dentes não é feita somente para manter a beleza do sorriso, mas sim para prevenir doenças que podem aparecer na região. Além disso, uma má higienização pode comprometer a saúde do corpo como um todo.

Fazer a escovação com pressa e sem limpar direito pode causar uma doença chamada de periodontite, um estágio mais avançado e irreversível da gengivite (inflamação nas gengivas).

Então, é aí que entra uma nova pesquisa que aponta que a periodontite pode estar ligada a outras doenças ainda mais graves, como artrite reumatoide, pneumonia e Alzheimer.

Os indícios partem da detecção da bactéria Porphyromonas gingivalis (causadora da periodontite) no cérebro de pacientes com esses diagnósticos.

Leia mais: O que é saúde bucal? Saiba sua importância e dicas de cuidados

Da boca para o cérebro

Segundo os resultados apresentados, a principal causadora da periodontite, a bactéria Porphyromonas gingivalis, é capaz de viajar por todo o corpo do paciente.

Mas para chegar a essa conclusão, os pesquisadores utilizaram dados de pacientes com Alzheimer, e também de ratos, para entender melhor esse percurso.

Para a pesquisa, amostras do tecido cerebral de pacientes, já falecidos, com e sem Alzheimer foram analisadas. Entre que tinha a doença, a presença da bactéria foi mais expressiva.

Já no caso dos roedores, foi descoberto que pode ser através da boca que o agente chega ao cérebro.

Mas os resultados também encontraram uma substância capaz de bloquear algumas enzimas, impedindo a migração da bactéria para o cérebro ou outras partes do corpo.

Higienização bucal controla a bactéria

A Porphyromonas gingivalis é uma bactéria encontrada na boca, capaz de provocar sangramentos e erosões no tecido gengival.

Por isso, uma higienização correta da região bucal é fundamental para evitar riscos e danos às gengivas e outras doenças.

Dar atenção à escovação dos dentes, usar corretamente o de fio dental e fazer consultas regulares ao dentista são a melhor opção para ter dentes saudáveis.

Leia mais: Minuto investiga: flúor faz mal para a saúde?


Os dados mostrados acima indicam como o nosso corpo está interligado e também como um problema pode levar ao outro.

Por isso, é preciso sempre estar atento às medidas preventivas.

Fonte: Science Daily

18/04/2019 14:24

Eduardo (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*