Fisiologicamente, o período fértil acontece antes da menstruação, já que o sangramento menstrual ocorre justamente quando não houve concepção. Mas para tornar mais fácil a contagem de quando ele ocorre, diz-se que é 11 dias após o sangramento.
O período fértil é caracterizado pela liberação do óvulo dos ovários, o que acontece, normalmente, uma vez por ciclo. Em raros casos, pode ocorrer a liberação de um óvulo de cada ovário (esquerdo e direito) ou 2 óvulos do mesmo ovário.
É importante relembrar que o ciclo menstrual começa no 1º dia da menstruação, ou seja, no dia do sangramento, e termina no último dia antes de descer a menstruação seguinte.
Por exemplo, se a menstruação desceu no dia 10 e no mês seguinte desceu no dia 7, o ciclo começou no dia 10 e encerrou no dia 6.
Apesar de muitas mulheres não se enquadrarem em ciclos de 28 dias, esse período é usado como base para a contagem. Assim, quem tem ciclos de 28 dias, o período fértil fica entre o 11º e o 17º.
Isso porque a fase fértil pode durar entre 4 e 6 dias. Destes, o 14º dia (metade do ciclo) é o dia mais fértil e com mais probabilidade de fecundação.
O período fértil acontece na metade do ciclo menstrual, com uma margem de erro de 3 dias antes e 3 dias depois. Por exemplo, se o ciclo menstrual começou dia 1º e terminou dia 30, o período de liberação do óvulo e, portanto, propício para a concepção, é entre os dias 12 e 18 daquele mês.
Por isso, é importante que você anote os dias que começou a menstruar e saiba quantos dias duram os seus ciclos.
Com essas informações, basta calcular a metade do ciclo e acrescentar 3 dias antes e depois.
Se os ciclos forem irregulares, faça uma média entre os 3 últimos meses. Para isso, some os dias daqueles ciclos menstruais e divida o valor total por 3.
Leia mais: Como saber se estou ovulando? Dicas e calculadora para engravidar
Mas se mesmo com toda essa matemática, você tiver dificuldades para identificar o período fértil, saiba que seu corpo dá alguns sinais:
É normal que a mulher tenha um aumento que pode variar entre 0,5° C e 1° C na temperatura corporal durante o período fértil.
Mas para observar corretamente a temperatura, deve-se medi-la quando acordar pela manhã, de preferência ainda deitada. Isso porque os movimentos vão esquentando o corpo e podem alterar o resultado da temperatura corporal.
Também se deve começar a medir a temperatura no primeiro dia do ciclo menstrual, ou seja, no dia em que desce a menstruação.
O desejo sexual feminino tende a aumentar durante a fase do período fértil. Isso acontece porque, biologicamente, o organismo feminino está pronto para conceber uma gestação, o que acontece por meio da relação sexual.
Nessa fase, o organismo também aumenta a produção dos odores responsáveis por atrair e excitar os homens (feromônios). O que também pode deixar a pele e o cabelo mais sedosos e brilhantes.
Durante o período fértil, os hormônios femininos aumentam a produção de uma secreção transparente, sem cheiro e de consistência elástica (parecida com a clara de ovo).
Ela é liberada pelo canal vaginal e tem como objetivo facilitar o encontro entre o espermatozoide e o óvulo, permitindo a fecundação.
O período fértil acontece aproximadamente na metade do ciclo menstrual.
Como são diferentes, é recomendado que cada mulher perceba os dias de duração do ciclo e assim calcule quando está no período fértil.
O Minuto Saudável tem vários conteúdos sobre saúde da mulher. Acompanhe nossas postagens!!!
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.