Eduardo (Minuto Saudável)
25/03/2019 09:46

Perimenopausa: fim de menstruação e a relação com o ganho de peso

A perimenopausa é termo médico usado para denominar a fase de transição para a menopausa — que é a última menstruação da mulher, marcando o fim da vida reprodutiva.

Leia mais: Descubra o que é menopausa e entenda suas fases

O processo é natural, mas pode estar ligado diretamente a um desequilíbrio da massa corporal, segundo uma nova pesquisa.

Publicada na revista JCI Insight, o estudo revelou que essa fase da vida da mulher pode contribuir também para outra doença, a obesidade.

Isso porque, devido às alterações hormonais que fazem com que aconteça uma série de mudanças no corpo da mulher, a perimenopausa também pode interferir na composição corporal.

Essas alterações, segundo a pesquisa, resultaram em mais tecido adiposo e menos massa magra — ou seja, mais gordura e menos músculos.

Perimenopausa e aumento de peso

Essa relação ainda não está totalmente compreendida, segundo os autores do estudo. Mas nós vamos falar aqui um pouco dos efeitos que ela pode causar na mulher.

Por exemplo, a perimenopausa começa, em geral, entre os 45 e 50 anos, e tem como sintomas principais a irregularidade na menstruação, suor noturno, irritabilidade, problemas urinários, hipertensão e diminuição da libido (prazer sexual).

Além das alterações hormonais e baixa da taxa metabólica decorrentes da menopausa (que podem influenciar no ganho de peso), o próprio envelhecimento, mudanças alimentares e abandono das atividades físicas podem favorecer o ganho de peso.

Por isso, é importante que haja um acompanhamento voltado às mudanças corporais e às necessidades do organismo da mulher que se aproxima da menopausa.

Leia mais: Acupuntura pode diminuir os sintomas da menopausa, diz estudo


Durante período da perimenopausa, o corpo da mulher passa por diversas mudanças.

Por isso, os cuidados com a saúde em geral são fundamentais.

Fonte: Science Daily

18/04/2019 15:30

Eduardo (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*