A dúvida sobre qual a idade ideal para ter filhos sempre fez parte de pesquisas e estudos para saber quais os riscos que uma gestação tardia pode trazer para o bebê.

Como resposta dessas perguntas, outros estudos apresentados anteriormente já mostravam que a idade da mãe implica, sim, na qualidade da gestação e na saúde da criança.

No caso delas, isso ocorre devido ao envelhecimento dos óvulos, que já estão presentes no organismo feminino desde o nascimento, e que junto com a mulher também vão envelhecendo.

Mas e para homens? Será que ser pai com uma idade avançada também pode comprometer a saúde do bebê?

Um novo estudo revelou que, para eles, a paternidade tardia aumenta o risco da criança ter esquizofrenia de início precoce.

Isso significa que as chances da criança ter esquizofrenia antes dos 18 anos é maior, e que isso já é considerado um estágio mais grave da condição, segundo os pesquisadores.

O estudo

Os pesquisadores analisaram os riscos poligênicos (ação de genes ligados à doença) de mais de 1.600 pessoas diagnosticadas com esquizofrenia para ver o quanto a genética materna e paterna contribuiu para o transtorno.

Como resultado, os cientistas observaram que, os homens que tiveram filhos já em um fase mais tarde da vida, foram mais propensos a ter filhos com esquizofrenia.


Isso porque, no estudo, esses participantes apresentaram mais genes ligados à doença.

Como isso pode acontecer?

Segundo o estudo, quando chegamos em uma idade mais avançada, temos um maior número de mutações nos genes. Esse pode ser o fator principal de contribuição para a esquizofrenia da geração seguinte.

Mas ainda é preciso conhecer e entender melhor o que são esses mecanismos neurais que sofrem mutações, e saber também como eles podem interferir na qualidade reprodutiva com o aumento da idade.


A esquizofrenia é uma condição que faz com que a pessoa perca a noção da realidade e não consiga diferenciar o real do imaginário.

Porém, o transtorno pode ser controlado através das formas de tratamento indicadas ao paciente.

Fonte: Science Daily


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *