O que é Kwashiorkor, causas, sintomas, tratamento, prevenção e mais

2

O que é Kwashiorkor?

A Kwashiorkor é causada pela grave deficiência de proteínas no organismo, caracterizando uma desnutrição proteico-energética. O nome curioso provém de um dos dialetos de Gana (país da África ocidental), “primeira criança segunda criança” que refere-se à condição nutricional em que a criança mais velha é retirada do peito quando nasce um novo irmão. A Kwashiorkor foi descoberta pelo pediatra Cicely Williams.

Das doenças nutricionais é considerada a mais grave e pode ser encontrada em qualquer lugar, porém, em países muitos pobres é comum aparecer nas famílias em situação extrema de pobreza. Cita-se maior ocorrência no primeiro filho porque quando nasce o segundo filho, a mãe tem a necessidade de alimentá-lo com todo o seu leite.

Índice – neste artigo você encontrará as seguintes informações:

  1. O que é?
  2. Qual profissional devo procurar?
  3. Quais são os sintomas?
  4. O que causa? Qual a sua fisiopatologia?
  5. A Kwashiorkor tem cura? Qual é o tratamento?
  6. Como prevenir?

Qual profissional devo procurar?

Adultos são pacientes raros, mas o diagnóstico e tratamento são os mesmos indicados para as crianças, ambos podem procurar um clínico geral. As crianças, os casos mais comuns, podem ser tratadas pelo pediatra. O diagnóstico é simples, pois as manifestações clínicas são evidentes, e o médico também consultará o histórico médico do paciente.

Quais são os sintomas?

  • Anorexia.
  • Aumento do fígado (com infiltrados).
  • Caquexia (grau extremo de enfraquecimento).
  • Desnutrição.
  • Despigmentação da pele (pele xerótica).
  • Edemas dos pés e tornozelos.
  • Inchaço e distensão do abdome (por causa da falta de proteínas não há pressão suficiente para extrair fluidos ).
  • Irritabilidade.
  • Marasmo (nos locais em que o clima é muito seco).
  • Perda de dentes.
  • Queda de cabelo.

Os doentes com Kwashiorkor não produzem mais anticorpos após a vacinação contra doenças.

O que causa? Qual a sua fisiopatologia?

A Kwashiorkor é causada pela deficiência extrema de proteínas no organismo (mesmo que o paciente consuma calorias) o que provoca um desequilíbrio osmótico no sistema gastrointestinal provocando edema e/ou retenção de líquidos. A retenção de fluidos acontece por causa do mau funcionamento do sistema linfático (responsável por recuperar os fluidos, manter a imunidade e absorver os lipídios) e das trocas capilares.

A Kwashiorkor tem cura? Qual é o tratamento?

Sim. Quando a Kwashiorkor é descoberta precocemente, o tratamento é bem sucedido. Basicamente, a Kwashiorkor é tratada com a inclusão de proteína na dieta alimentar. Contudo, muitas crianças chegam ao óbito por causa da desnutrição.

Como prevenir?

A prevenção ocorre por meio da ingestão de alimentos que contenham proteína.

Muitas crianças ainda morrem devido a complicações da subnutrição. As que sobrevivem, mesmo depois de tratadas, ainda correm o risco de ter um retardo mental e/ou físico no desenvolvimento, além de infecções e doenças cardíacas. Como cada um de nós pode contribuir para a diminuição desta doença? Comente e também compartilhe para que outras pessoas saibam os problemas que a desnutrição pode acarretar!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...

2 Comentários

Atenção: os comentários abaixo são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe o seu comentário, nos preocupamos com sua opinião:

Por gentileza, escreva seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui

Lamentamos a não possibilidade de dar-lhe conselho médico ou responder a questões médicas e farmacêuticas individuais através de e-mail, pois apenas um médico pode prestar tal atendimento. Embora tentemos responder a todos os comentários, opiniões e e-mails que recebemos em até dois dias úteis, nem sempre é possível devido ao grande volume que recebemos. Por favor, tenha em mente que qualquer solicitação ao Minuto Saudável está sujeita aos nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, ao enviar, você indica sua aceitação.