Saúde

Nutrólogo (a): para quem é recomendado e quando procurar

Publicado em: 21/04/2022Última atualização: 21/04/2022
Publicado em: 21/04/2022Última atualização: 21/04/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

É um fato comprovado que a alimentação está diretamente relacionada com patologias de diversas partes do organismo. Por conta disso, o Conselho Federal de Medicina reconheceu, em 1978, a especialidade médica conhecida como nutrologia. Dedicada ao estudo dos efeitos da ingestão dos nutrientes, o (a) médico (a) que escolhe seguir esta especialidade é conhecido como nutrólogo (a). 

O Minuto Saudável separou algumas informações essenciais a respeito do (da) especialista, quais doenças precisam de seu acompanhamento, como é a consulta e mais. Confira a seguir!

O que é um nutrólogo (a)?

O (a) nutrólogo (a) é um (a) médico (a) que tem como especialidade a nutrologia e, por conta disso, é o (a) profissional adequado (a) para realizar o diagnóstico, tratamento e a prevenção de condições relacionadas à alimentação. 

O (a) especialista em nutrologia avalia cada caso e, de acordo com a doença e o estado de saúde do (a) paciente, recomenda o tratamento que pode consistir em um plano alimentar e/ou medicamentos para suprir ou diminuir os nutrientes. 

Ademais, o (a) profissional pode atuar em ambulatórios, clínicas ou hospitais, e, no ambiente hospitalar, tem entre as suas responsabilidades cuidar da nutrição parenteral (aquela que é feita quando o (a) paciente está incapacitado de se alimentar por via oral).  

Publicidade
Publicidade

Quais doenças precisam de acompanhamento com um (a) nutrólogo (a)?

Uma das funções do (a) nutrólogo (a) é diagnosticar quaisquer enfermidades relacionadas com a alimentação. Entre as condições que precisam de seu acompanhamento estão:

Além disso, o (a) médico (a) faz parte da equipe responsável por tratar e acompanhar o pré e pós-cirurgico de bariátrica. Entre suas funções, neste caso, estão solicitar exames de avaliação de deficiência nutricional, que tem como objetivo melhorar as condições do (a) paciente para o procedimento e receitar medicamentos e/ou suplementos alimentares antes e após a cirurgia. 

Publicidade
Publicidade

Nutrólogo (a) pode prescrever receita?

Sim. O (a) nutrólogo (a) pode prescrever receitas, pois é um (a) médico (a). 

O especialista em nutrologia pode prescrever receitas.

Leia também: Dieta pós-bariátrica: cardápio para cada fase e o que evitar

Qual é a diferença entre nutrólogo e nutricionista?

A principal diferença entre os dois profissionais está na formação universitária. Enquanto o (a) nutrólogo (a) é formado em medicina, o (a) nutricionista é formado em nutrição. 

Além disso, o (a) especialista em nutrologia faz o diagnóstico e pode prescrever medicamentos para o tratamento de doenças, enquanto o (a) nutricionista apenas faz avaliação nutricional e não prescreve medicamentos ou faz diagnósticos de transtornos alimentares.

Ademais, ambos profissionais podem trabalhar em conjunto.  

Publicidade
Publicidade

Qual é a importância de se consultar com um (a) nutrólogo (a)?

Se consultar com um (a) nutrólogo (a) é importante para corrigir hábitos alimentares, prevenir, diagnosticar e/ou condições relacionadas à alimentação e aumentar a qualidade de vida. 

Além disso, o acompanhamento com este (a) profissional é indicado para pessoas de todas as idades.

Como é a consulta com um (a) nutrólogo (a)?

A consulta com o (a) médico (a) especialista em nutrologia é feita em clínica médica onde é feita uma avaliação das principais queixas, metabolismo, hábitos de vida, rotina e histórico médico e familiar do (a) paciente. 

A partir disso, o (a) médico (a) questiona o (a) paciente a respeito de sua alimentação, identificando possíveis desequilíbrios e posteriormente faz exames clínicos como o de bioimpedância

Ademais, exames laboratoriais podem ser solicitados e, de acordo com os resultados, o (a) médico (a) encaminha o (a) paciente para especialistas de demais áreas.

Preços de consulta com nutrólogo (a)

Os valores de uma consulta particular com um (a) especialista em nutrologia variam de acordo com o profissional e o local onde este atende. A média de preço fica  em torno de R$90 a R$500.

Além disso, você ainda pode encontrar um nutrólogo (a) por meio de planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 


Manter consultas médicas regulares é uma maneira de prevenção, garantia de saúde e bem-estar. 

Continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável para mais informações sobre nutrologia, saúde e suas especialidades.

Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade