Os nutricosméticos são suplementos ingeridos de forma oral (pela boca) que visam atender, especificamente, necessidades estéticas. Eles foram desenvolvidos com base em bioativos que fomentam, entre outras substâncias, a produção de colágeno, proteína responsável pela firmeza e aspecto jovem da pele, por exemplo.
Contudo, assim como qualquer suplemento, eles precisam ser receitados por médicos(as) a fim de complementar uma dieta equilibrada visando a melhora da aparência física.
Para saber mais sobre os nutricosméticos, para que serve, como atuam e quais as suas contraindicações, continue acompanhando o artigo!
Índice - Neste artigo, você encontrará:
Os nutricosméticos são um tipo de suplemento desenvolvido para atender a demanda do mercado estético, a fim de proporcionar benefícios para cabelos, pele e unhas.
Além disso, por conterem alguns ingredientes específicos, eles prometem retardar o surgimento de rugas, auxiliar no crescimento dos cabelos e unhas e prevenir o aparecimento de estrias e acnes, por exemplo.
As principais fontes que compõem os nutricosméticos são as vitaminas, proteínas, minerais, ácidos graxos essenciais e aminoácidos.
Todos esses compostos podem ser encontrados em diferentes tipos de apresentações, que vão desde cápsulas e comprimidos, até pastilhas e gotas.
Contudo, é preciso reforçar que todos esses ingredientes presentes na fórmula de suplementos de forma geral, podem ser encontrados em diversos alimentos. Portanto, com uma alimentação equilibrada e saudável, é possível ter pele, cabelos e unhas saudáveis.
Existem alguns diferentes tipos de nutricosméticos, entre eles os que contém flavonoides, antioxidantes e mix de vitaminas, cujo objetivo é melhorar o aspecto da pele.
Segundo os fabricantes, eles atuam no organismo, em sua grande maioria, visando proporcionar o estímulo da produção de colágeno, atrasando a perda da substância.
Contudo, também é comum nutricosméticos à base de antioxidantes, como vitamina C, cujo propósito é retardar o envelhecimento precoce da pele e, consequentemente, a flacidez, rugas e opacidade da pele.
Leia também: Tomar colágeno funciona? Entenda como ocorre a absorção
Há algumas diferenças entre os nutracêuticos, nutricosméticos e os cosmecêuticos, sendo elas:
Têm finalidade estética, contudo, sua utilização acontece por via oral. São suplementos alimentares que visam melhorar a aparência física, um exemplo disso são as cápsulas de colágeno.
De consumo oral, eles são suplementos alimentares que têm como objetivo atender demandas médicas, como fazer a suplementação de colágeno.
São produtos utilizados de maneira tópica com objetivo atingir o público com interesse em melhorar a aparência estética. Sua comercialização acontece por meio de loções capilares e cremes anti-rugas, por exemplo.
As pessoas que devem consumir os nutricosméticos são as que possuem prescrição médica para tal.
Não é recomendado que se realize a administração desse tipo de produto sem a orientação de um(a) profissional de saúde, pois isso pode acarretar em problemas de saúde, como hipervitaminose.
A hipervitaminose, que basicamente é o excesso de vitaminas no organismo, é tão perigosa quanto a hipovitaminose, ou seja, a baixa quantidade desses nutrientes. Entre suas principais consequências estão diarréias, enjoos e vômitos.
Os principais riscos para quem realiza a administração de nutricosméticos sem orientação médica são a sobrecarga no fígado, pois eles são metabolizados no órgão, e intoxicações.
Além disso, a utilização indiscriminada também pode levar a deficiência nutricional e até mesmo haver aumento elevado de consumo de quantidade calórica.
Para acompanhar outras novidades, siga o Minuto Saudável nas redes sociais e fique atento ao nosso portal!
Dra. Luciane Briceño
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.