O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata as mulheres em todo o mundo.
Estimativas indicam que a cada 4 casos da doença, um é câncer de mama, segundo a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC).
Mas um estudo revelou que comer nozes todos os dias pode reduzir o crescimento do câncer de mama.
Mulheres que tinham feitos exames de confirmação do diagnóstico da doença foram divididas em dois grupos. O primeiro comia cerca de 30 gramas de nozes todos os dias e o segundo não.
Depois de 2 semanas, uma biópsia de acompanhamento foi feita. Os cientistas descobriram que as mulheres que consumiram as nozes tiveram o tumor reduzido.
Os especialistas acreditam que as nozes ativam genes que promovem a morte das células cancerígenas. Porém, eles ainda não sabem qual a substância, presente na noz, que traz esses benefícios. Por isso, recomendam que outros estudos sejam feitos na área.
A pesquisa foi feita a Universidade de Marshall, nos Estados Unidos. O resultado foi publicado na revista Nutrition Research.
Leia mais: Novo tratamento para câncer de mama reduz a taxa de mortalidade
Como prevenir o câncer de mama?
Algumas dicas podem ajudar a prevenir os fatores de risco para o câncer de mama:
- Amamentar: a amamentação ajuda a mãe a prevenir o câncer de mama além de proteger o bebê da obesidade. O movimento do bebê de sugar o leite faz uma “esfoliação” no tecido da mama, assim, todas as células que poderiam estar infectadas são substituídas por células novas;
- Atividade física: quanto mais movimentar o corpo mais proteção se terá contra o câncer. Fazer exercícios físicos com regularidade é importante, principalmente para manter o peso corporal;.
- Alimentação: cuidar da alimentação também ajuda a prevenir o câncer. Frutas, verduras, legumes e cereais devem estar presente diariamente nas refeições, enquanto que gorduras, açúcares e alimentos processados devem ser evitados;
- Bebidas alcoólicas: quanto maior a dose e a frequência do consumo de álcool, mais chances se tem de desenvolver o câncer de mama e outros tipos de câncer. Se o consumo exagerado for aliado ao tabagismo, as chances são ainda maiores;
- Pratique autoexame: o autoexame deve ser feito no 7º dia depois da menstruação. Depois da menopausa, deve-se escolher um dia no mês e fazê-lo, observando caroços ou mudanças de tamanho e textura. O procedimento é apenas uma primeira medida de precaução e não substitui a consulta com o ginecologista.
Se for descoberto e tratado precocemente, o câncer de mama pode ser curado em até 98% dos casos. O exame de diagnóstico do câncer de mama é a mamografia, que deve ser feita a cada dois anos por mulheres com mais de 45 anos.
O câncer de mama tem cura. A alimentação rica e variável aliada a alguns cuidados (autoexame, por exemplo) podem auxiliar na prevenção dessa doença.
Fonte: Marshall University