A campanha Novembro Azul tem como principal objetivo alertar para os altos índices do câncer de próstata. A doença, que é a segunda mais comum entre os homens, acomete aproximadamente 60 mil homens todos os anos apenas no Brasil.
Anualmente, a campanha tem levado informações sobre diagnóstico, tratamento e cuidados necessários frente a esse cenário. Assim, a ideia é dar continuidade nos trabalhos e projetos de prevenção, conscientização e informação sobre a doença.
Para saber um pouco mais sobre a campanha e sobre o câncer de próstata, continue acompanhando o artigo!
Índice — neste artigo você encontrará as seguintes informações:
O câncer de próstata é desencadeado pela produção anormal de células no organismo. A próstata, região acometida pela doença, é uma glândula localizada abaixo da bexiga e é responsável por até 70% da produção de sêmen, sendo indispensável para a fertilidade.
No mundo, esse é o sexto tipo de câncer mais frequente e o segundo mais mortal entre os homens. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito por câncer de próstata.
A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 65 anos de idade, por isso, exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 45 anos, especialmente quando há fatores de risco como ser negro, ter diagnóstico de obesidade e histórico familiar de câncer de próstata.
No entanto, uma grande parte dos tumores crescem de maneira tão lenta que levam cerca de 15 anos para atingir 1cm³. Assim, muitos homens não têm nem mesmo sinais da doença ou sintomas adversos durante boa parte da vida.
Vale lembrar que, nas fases iniciais, o câncer de próstata não causa sintomas, fazendo com que aproximadamente 95% dos casos de câncer de próstata já estejam em um estágio muito avançado quando seus primeiros sinais aparecem.
Os sintomas da doença incluem:
Os sintomas estão relacionados com a urina porque a uretra (canal que elimina o fluido) passa pela próstata.
Como as causas do câncer são, em geral, multifatoriais, a prevenção é feita com uma dieta balanceada, prática de atividades físicas, controle do peso, diminuição do consumo de álcool e suspensão total do cigarro (tabaco).
Importante para a detecção precoce do câncer de próstata, o exame de toque retal dura, no máximo, 2 minutos. Trata-se de um exame indolor, que não deixa sequelas e não é tão desconfortável quando comparado com alguns exames ginecológicos.
O procedimento é feito utilizando luvas descartáveis novas e lubrificante para assegurar que não haja dor ou desconforto durante a inserção do dedo indicador do (a) médico (a) no reto.
Frequentemente, após esse exame, o (a) profissional também pede o PSA, um exame de sangue que mede o antígeno prostático específico, substância que está alta quando há um tumor na próstata.
Mas é importante ressaltar que aproximadamente 20% dos diagnósticos são feitos apenas com o exame de toque retal, pois é nele que o (a) médico (a) percebe alterações e encaminha o paciente para exames complementares a fim de confirmar o quadro.
Quando esses exames preventivos aumentam a suspeita de um câncer de próstata, pode ser solicitado ao paciente a realização de outros exames como biópsia, ultrassom transrretal e cintilografia óssea.
O exame de toque retal é uma das opções para identificar o câncer de próstata.
Leia também: Câncer Colorretal: quais as causas e como prevenir
Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional que busca a conscientização sobre o câncer de próstata e da saúde masculina. A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce e de hábitos saudáveis como forma de prevenir a doença.
A campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode — que, na época, estava fora de moda — crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina.
No começo, um grupo de 30 homens aceitou a proposta, e assim surgiu a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens frequentemente.
Conforme os anos foram passando, a campanha conquistou cada vez mais adeptos, até se tornar mundial. Hoje, ela é promovida em mais de 20 países.
Durante o mês de novembro, os homens são encorajados a deixar o bigode crescer e as mulheres a participar da campanha vestindo a cor azul, escolhida para representar a ação. Por isso o nome “Novembro Azul” no Brasil.
O Movember veio da junção da palavra inglesa moustache (bigode) com november (novembro). Atualmente, há também quem se refira à campanha como No Shave November (Novembro Sem Barbear, em tradução livre).
Vale lembrar que o mês foi escolhido por conta do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, instituído em 17 de novembro.
No Brasil, a campanha foi trazida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Entre as ações promovidas durante o mês, há a oferta de exames de próstata gratuitos ou com desconto, além da promoção de ações que levam informação às pessoas e profissionais.
As iniciativas carregam sempre os símbolos do Movember: o bigode e a cor azul, reforçando a importância da campanha.
Também é comum ver prédios e monumentos serem iluminados com a cor azul em novembro, semelhante ao que acontece em outubro com a campanha Outubro Rosa.
Além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a ideia quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque.
O exame, que envolve a palpação da próstata pelo reto (porção final do intestino grosso), é alvo de muitas piadas e preconceito entre os homens..
Assim, a campanha do Novembro Azul vem justamente para quebrar esse preconceito e mostrar que compartilhar informações e levantar o tema são medidas mais do que necessárias.
Embora o Movember, ou Novembro Azul, seja bem aceito em diversos países, o Ministério da Saúde tem algumas ressalvas em relação à campanha.
Apesar de que, durante o mês, há muito incentivo para a realização dos exames preventivos do câncer de próstata, nomeadamente o exame de toque e o PSA ou antígeno prostático específico (exame de sangue).
Muitos médicos indicam que esses exames sejam feitos, pelo menos, uma vez por ano para os homens a partir dos 45 anos de idade. Contudo, segundo o Ministério da Saúde, é que toda essa prevenção acarreta muitos resultados falso-positivos, biópsias desnecessárias, sobrediagnóstico e sobretratamento.
Isso quer dizer que, muitas vezes, tumores que não viriam a se desenvolver são diagnosticados e tratados como se fossem uma condição maligna, fazendo o paciente sofrer desnecessariamente.
No entanto, as autoridades ainda assim apoiam a ideia de uma iniciativa para conscientizar os homens da necessidade de prestar atenção na sua saúde, logo que, em geral, o público masculino tende a dar menos atenção aos exames de rotina e consultas médicas do que as mulheres.
Além disso, é comum que eles apenas visitem um médico quando estão tendo sintomas, esquecendo ou ignorando que as consultas e exames médicos de rotina devem servir como medidas preventivas também.
Para embasar isso, um estudo da Sociedade Brasileira de Urologia apontou que 51% dos homens nunca consultou um (a) urologista, que é o especialista no sistema
Se você, sabendo da importância da prevenção, deseja participar no Novembro Azul, aqui vão algumas dicas:
O Novembro Azul é uma campanha que vem crescendo mais e mais a cada ano, levando informação, promovendo saúde, oferecendo exames e consultas com preços mais acessíveis aos homens, como medida de prevenção e assistência ao paciente com câncer.
Compartilhe esse artigo para que mais pessoas saibam sobre a campanha e ajude na prevenção do câncer de próstata e outras doenças!
Rafaela Sarturi Sitiniki
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