Pamela (Minuto Saudável)
05/05/2019 08:00

Resenha Neutrogena Hydro Boost Water Gel: é bom para pele oleosa?

A pele é o maior órgão do corpo humano.

Mesmo assim, muitas pessoas acabam deixando-a de lado e esquecendo de realizar os cuidados necessários para que ela permaneça saudável.

Cada pele tem uma característica específica e, por isso, nem sempre a rotina de cuidados do seu amigo vai ser igual à sua.

Porém, existem alguns passos universais que são muito importantes para todo mundo:

  • Limpar;
  • Hidratar;
  • Proteger do sol.

O interessante dessa rotina básica é que um passo complementa o outro.

Por exemplo: você sabia que o ideal é limpar e hidratar a pele, mesmo que ela seja oleosa ou acneica?

Sim! Toda pele precisa de hidratação, cada uma com quantidades e produtos diferentes.

Para saber como montar seu cronograma de cuidados corretamente, é imprescindível conversar com seu médico dermatologista. Ele vai analisar seu caso e, assim, indicar o melhor para você.

Bom, agora que você já sabe a importância da hidratação, é hora de escolher um hidratante que atenda suas necessidades, não é?

A minha pele, por exemplo, é oleosa e com acne.

Sempre tive medo de utilizar produtos hidratantes, mas esse receio mudou quando percebi que, com o hábito de hidratar, a quantidade de espinhas no meu rosto chegou até a diminuir (claro, em conjunto com outros tratamentos).

Já testei alguns hidratantes, todos direcionados para o meu tipo de pele (isso é muito importante!).

O que estou utilizando no momento é o Hydro Boost Water Gel, da Neutrogena.

Quer saber quais foram minhas impressões sobre ele? Então é só continuar lendo essa resenha, que eu te conto o que achei!

Índice — nesta resenha você encontrará as seguintes informações:

  1. Neutrogena Hydro Boost Water Gel: o que é?
  2. Composição: como funciona?
  3. Para que serve o ácido hialurônico?
  4. É bom para pele oleosa e com acne?
  5. E para pele seca, serve?
  6. Pode usar o Hydro Boost Water Gel depois de fazer peeling?
  7. Pode ser utilizado por quem tem rosácea?
  8. Como usar
  9. Preço e onde comprar
  10. Linha Hydro Boost Neutrogena
  11. Minhas impressões
  12. Por fim: funciona? É bom?
  13. Por que pele oleosa precisa de hidratação?

Neutrogena Hydro Boost Water Gel: o que é?

Como o próprio nome já indica, o Hydro Boost da Neutrogena é um hidratante com consistência em gel. De acordo com a marca, ele “renova e restabelece os níveis de água da pele ao longo do dia”.

Promete ser eficaz para todos os tipos de pele, ter textura leve, ser oil-free, não bloquear os poros, ajudar com a renovação da pele e fornecer até 48 horas de hidratação. Legal, né?

Segundo a Neutrogena, a tecnologia utilizada pelo Hydro Boost — chamada de Water Gel Matrix — foi desenvolvida na Ásia em 2009 e chegou ao Brasil depois de ter passado pelos mercados asiático e estadunidense.

Composição: como funciona?

O hidratante contém em sua fórmula ácido hialurônico. Ele é uma das estrelas da lista de componentes, tanto que recebe destaque na embalagem.

Toda pele possui ácido hialurônico naturalmente. Porém, seu nível vai diminuindo ao longo do tempo e, como consequência, a pele vai perdendo a elasticidade.

Na fórmula do Hydro Boost, o ácido hialurônico funciona como uma esponja, que pode absorver até 1000 vezes o seu próprio peso em água.

Segundo explica a marca em seus materiais de divulgação, isso faz com que se crie uma reserva de água na camada interna da pele, que pode suprir a necessidade de hidratação por até 48 horas.

O produto também contém glicerina, um emoliente responsável por manter a barreira da pele protegida da perda de água. Assim, ajuda a evitar o ressecamento e mantém a derme com aspecto aveludado.

Outro componente presente no Hydro Boost é o extrato de oliva, que possui poder desintoxicante (ou seja, ajuda a eliminar as toxinas da pele).

Também auxilia na circulação e conta com ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce.

São esses os três principais componentes da fórmula do Hydro Boost. Mas o produto conta com outros ingredientes, todos importantes para formar a consistência, o cheiro e a cor do produto. Veja a função de cada um:

  • Aqua: solvente (água);
  • Dimethicone: emoliente. Tem o poder de formar uma camada protetora na pele, protegendo sem deixá-la pegajosa;
  • Glycerin: solvente, hidratante. A glicerina é responsável por atrair água, por isso é utilizada em fórmulas hidratantes;
  • Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer: controlador de viscosidade. Esse componente funciona como excipiente, ou seja, ajuda a formar a consistência do produto;
  • Phenoxyethanol: conservante;
  • Polyacrylamide: controlador de viscosidade;
  • Cetearyl Olivate: emulsificante, agente condicionante. Obtido por meio do azeite de oliva, é utilizado em cosméticos desde os anos 2000 a.C. Para cremes, também é responsável por proporcionar um toque aveludado;
  • Dimethiconol: emulsificante, é responsável por trazer “deslizamento” à fórmula, ou seja, contribui para a espalhabilidade do produto em que está inserido;
  • Sorbitan Olivate: emulsificante responsável por ajudar a estabilizar emulsões de água ou óleo;
  • C13-14 Isoparaffin: solvente e emoliente. Traz condicionamento para a pele;
  • Isoparaffin: controlador de viscosidade;
  • Dimethicone Crosspolymer: controlador de viscosidade;
  • Chlorphenesin: conservante;
  • Carbomer: controlador de viscosidade;
  • Sodium Hyaluronate: hidratante;
  • Ethylhexylglycerin: hidratante;
  • Parfum: fragrância;
  • C12-14 Pareth-12: emulsificante;
  • Sodium Hydroxide: ajustador de pH;
  • CI 42090: pigmento.

É importante lembrar que, para cada tipo de cosmético e para cada produto específico, um ingrediente pode ter diferentes funções.

Essa lista é para te ajudar a entender um pouco mais sobre a fórmula do Hydro Boost, mas caso surjam outras dúvidas, é sempre importante confirmar com o fabricante, ok?

Para que serve o ácido hialurônico?

Como você já sabe, o ácido hialurônico está presente na pele de maneira natural. Sua principal função é preencher espaços entre as células.

É responsável por trazer sustentação e firmeza, por isso, quando sua quantidade vai diminuindo com o passar do tempo, a pele vai ficando mais flácida.

Em produtos de uso tópico, como é o caso do Hydro Boost, o ácido hialurônico está presente na fórmula com o objetivo de hidratar e promover sustentação.

Também é comumente utilizado em produtos anti-idade, pois sua capacidade de preenchimento ajuda a suavizar linhas de expressão e rugas.

Como todos os dermocosméticos, é muito importante que sua utilização seja feita com a indicação e acompanhamento de um médico dermatologista, mesmo em produtos de uso tópico.

O ácido hialurônico também pode ser utilizado em procedimentos estéticos, como o preenchimento.

Dessa forma, ajuda a repor o volume de algumas áreas do corpo, além de também clarear certas regiões (olheiras, por exemplo).

Apesar de utilizarem a mesma substância, o procedimento injetável e os produtos de uso tópico vão ter resultados completamente diferentes na pele.

Pode usar produtos com ácido hialurônico durante o dia?

Quando escutamos a palavra “ácido”, já pensamos que ela não combina com sol. Mas não são todos os ácidos que precisam ser utilizados apenas à noite!

Tudo depende do poder fotossensibilizante do componente — traduzindo, o quanto esse componente interage com a luz solar. Muitos ácidos têm ação fotossensibilizante e acabam manchando e queimando a pele se forem expostos à luz do dia.

Com o ácido hialurônico não precisa se preocupar, pois ele não conta com poder fotossensibilizante e descamativo. Pelo contrário, hidrata a pele e, como você já viu, tem o poder de reter a água.

Claro, durante o dia é importante utilizar um protetor solar em conjunto com qualquer outro produto, mas isso é essencial mesmo quando não se utiliza nenhum outro cosmético.

É bom para pele oleosa e com acne?

Minha resposta para essa pergunta: sim! É claro que podem haver opiniões divergentes, mas para mim, o hidratante funcionou super bem. Ele é, como a marca promete, próprio para peles oleosas.

Isso porque ele não aumentou minha oleosidade durante o dia, nem piorou minha acne após o uso contínuo.

Minha pele é super sensível, por isso, produtos que para muitas pessoas não causam reação nenhuma acabam piorando minha pele e trazendo mais espinhas.

É importante destacar que, apesar dele ser oil-free e deixar a pele sequinha, ele deixa a pele com aquela aparência de “molhada”, sabe?

Geralmente, quem tem a pele oleosa não gosta de produtos que não possuam efeito matte.

Sabe aquele brilho indicando que você usou algum produto? Então, o Hydro Boost Water Gel tem.

Apesar do brilho, ele não deixa a pele grudenta, muito pelo contrário. É mais uma questão de aparência após a utilização do hidratante.

Ele não fica matte e esse foi um dos únicos pontos negativos que pude encontrar.

Por esse motivo, decidi utilizar o Hydro Boost mais à noite ou quando utilizo maquiagem por cima. Durante o dia, utilizo outro hidratante, que possui a mesma eficácia, mas deixa a pele com aspecto sem brilho.

Ah, um outro ponto importante: o produto é não comedogênico, ou seja, não entope os poros.

Consequentemente, não vai causar espinhas e nem cravinhos no rosto.

Pode usar sem medo — depois de falar com o seu dermatologista, viu?

Leia também: Resenha Hidratante Epidrat Calm: para que serve, como usar, é bom?

E para pele seca, serve?

Como minha pele não se enquadra nesse grupo, é mais difícil julgar se ele é bom nesse quesito ou não.

Porém, por se tratar de um hidratante mais leve, creio que ele sozinho não seja uma alternativa tão eficaz para quem possui peles muito secas.

Se aliado a outro produto hidratante, pode ser uma opção. Porém, trabalhando sozinho é possível que ele não consiga fornecer o nível de hidratação que esse tipo de pele necessita.

É importante ressaltar que, em seus materiais de divulgação, a Neutrogena classifica o produto como próprio para todos os tipos de pele.

Meu apontamento sobre ele talvez não ser tão bom para peles mais secas é baseado na minha experiência e na leitura de outros relatos.

Isso não quer dizer que, só por você ter a pele seca, ele não vai funcionar para você. É uma questão de testar, porque afinal, toda pele é diferente e possui suas particularidades. Não existe regra quando o assunto é o organismo humano, que é tão complexo, não é?

Você tem a pele seca e usou o Hydro Boost Water Gel? Então que tal contar sua opinião nos comentários?

Assim, é possível sanar as dúvidas de outras pessoas que possuem o mesmo tipo de pele que você!

Pode usar o Hydro Boost Water Gel depois de fazer peeling?

Existem várias opções e tipos de peeling disponíveis no mercado. Porém, independente de qual seja o tipo realizado por você, alguns cuidados são sempre muito importantes no período pós-procedimento.

Uma regra é que os produtos aplicados sejam próprios para peles sensíveis.

Eles também não podem conter componentes como o ácido retinóico, ácido glicólico e ácido salicílico.

É imprescindível que qualquer produto aplicado na pele depois do processo seja aprovado por um dermatologista — de preferência, aquele que realizou o tratamento.

Isso porque só ele vai saber dizer quais produtos farão bem ou mal para a sua pele naquele momento.

Pode ser utilizado por quem tem rosácea?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a rosácea é uma doença vascular crônica e inflamatória.

Uma das suas principais características é deixar a pele com tons rosados, por isso o nome.

Além do aspecto rosado na aparência, a rosácea também faz com que a pele fique muito mais sensível.

Por isso, é sempre ideal que para pessoas com essa condição sejam utilizados produtos hipoalergênicos e com composição mais leve.

Apesar do Hydro Boost ter uma textura mais leve e não ser comedogênico, ele não possui a característica de ser hipoalergênico.

E lembre-se, é sempre importante falar com quem entende do assunto.

Cuidar da pele é também estar alinhado com um especialista! Converse com seu médico antes de utilizar não apenas o Hydro Boost, mas qualquer outro produto.

Como usar?

Não tem muito segredo na maneira de usar hidratantes, não é? É apenas necessário aplicar o produto com a pele limpa e seca.

A frequência de aplicação fica a critério daquilo que sua pele necessita. Eu, por exemplo, aplico apenas uma vez por dia.

Faço utilização de um ácido para tratamento da acne no período noturno, em noites alternadas. Quando utilizo meu creme de tratamento sigo esses passos:

  1. Acordo e lavo bem o rosto. Meu sabonete realiza uma “limpeza agressiva” e conta com ácido salicílico, por isso, como já utilizei um ácido na noite anterior, é bem importante hidratar a pele de manhã;
  2. Aplico o hidratante e espero a pele absorvê-lo totalmente. Como você já sabe, alterno entre duas opções de hidratante. O Hydro Boost é absorvido rapidamente, o que é uma vantagem. Porém, como deixa aquele brilho residual na pele, só o utilizo quando vou me maquiar;
  3. Depois, vem um passo sempre muito importante para todos os dias, sem exceção: a aplicação do protetor solar;
  4. Espero o protetor secar e espalho a base, finalizando minha rotina com a maquiagem.

Quando não utilizo meu ácido para a acne na noite anterior, deixo para aplicar o Hydro Boost no período noturno.

Depois, na manhã seguinte lavo o rosto e utilizo apenas o protetor solar.

Claro, essa é a maneira que eu utilizo o produto. Como tenho a pele muito oleosa, confesso que ainda tenho um pouco de medo de aplicar muito hidratante e acabar pesando a mão.

Mas isso é uma opção minha. O Hydro Boost pode tranquilamente ser aplicado até duas vezes por dia: uma pela manhã e outra à noite.

E aí vai uma dica: em dias de temperatura mais alta, utilizá-lo pela manhã é divino! Isso porque ele deixa uma sensação super refrescante na pele, aliviando um pouco o calor.

Preço e onde comprar

Uma questão curiosa sobre o produto é que ele pode ser encontrado com preços bem flutuantes. É vendido majoritariamente em farmácias e não é difícil encontrá-lo nas prateleiras ou na internet.

Para economizar, você pode utilizar nosso comparador de preços, o Consulta Remédios!

Nele você encontra farmácias que entregam na sua região e consegue comparar os valores de cada estabelecimento. Legal né?

No Consulta Remédios, o Neutrogena Hydro Boost Water Gel pode ser encontrado custando de R$ 66,00 até R$ 95,00*.

*A pesquisa de preços foi realizada através do Consulta Remédios no dia 02/05/2019. Os valores podem sofrer alterações.

Linha Hydro Boost Neutrogena

Além desse hidratante em questão, existem outros dois produtos que integram a linha Hydro Boost para quem quiser experimentar. Vamos saber um pouquinho mais sobre eles?

Hidratante para Área dos Olhos Neutrogena Hydro Boost

Esse produto tem o objetivo de revitalizar a região dos olhos, também repondo a quantidade de água na pele dessa área do rosto com a ação do ácido hialurônico.

Ajuda a combater as rugas e as marcas de expressão, não tem fragrância e ainda é testado oftalmologicamente.

Ah, e você também pode encontrar esse produto no Consulta Remédios, sabia? A faixa de preços varia de R$ 48,00 até R$ 57,00*.

*A pesquisa de preços foi realizada através do Consulta Remédios no dia 02/05/2019. Os valores podem sofrer alterações.

Hidratante Facial Neutrogena Hydro Boost Water Gel FPS 25

Assim como sua versão sem fator de proteção solar, o hidratante com FPS 25 tem cobertura leve e renova a aparência da pele. Proporciona hidratação por até 24 horas depois de aplicado e combate o envelhecimento da pele.

Conta com a tecnologia Helioplex, que protege dos raios ultravioleta. Ah, e ele tem efeito matte, além de ser oil-free.

No Consulta Remédios, é encontrado custando em torno de R$ 36,00 até 57,00*.

*A pesquisa de preços foi realizada através do Consulta Remédios no dia 02/05/2019. Os valores podem sofrer alterações.

Minhas impressões

Para te dar uma visão mais detalhada sobre o Hydro Boost, eu o avaliei levando em considerações vários pontos importantes sobre esse tipo de produto. Para cada tópico, dei uma nota de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom). Olha só:

Cor

Esse tópico pode parecer desnecessário se tratando de hidratantes. Porém, para peles negras, por exemplo, é importante saber qual cor o produto fica quando a aplicação é finalizada.

Ele é um gel, portanto, mesmo tendo uma leve cor azul quando está na embalagem, fica transparente na pele. Ufa! Pessoas de peles mais escuras podem usar tranquilamente, pois ele não vai deixá-las esbranquiçadas.

Nota: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Cheiro

Sou bem chata com cheiros, principalmente se tratando de produtos para cuidados da pele. Porém, eu amei o cheirinho do Hydro Boost! Ele tem uma fragrância super refrescante, delicada e suave, do jeito que julgo ideal.

Esse cheiro some algum tempo depois da aplicação, mas eu não ia me importar se ele ficasse na pele, já que não é enjoativo.

Nota: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Textura e espalhabilidade

Bom, acho que já deu para ter uma noção de como é a textura do produto, não é? Ela é, de fato, muito leve e gostosa. Desliza bem na pele, por isso é fácil de aplicar. Talvez na foto fique mais fácil de visualizar, dá uma olhadinha:

Nota: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Durabilidade

Por não se tratar de um produto tão barato, é importante saber quanto tempo ele dura, não é? Eu já estou utilizando há 2 meses e ainda tem uma quantidade significativa de hidratante na embalagem.

Além disso, pelo fato de a espalhabilidade ser muito boa, pouco produto já dá para o rosto inteiro!

Claro, tudo depende de quanto você quiser utilizar. Quando aplico à noite, uso um pouquinho mais de produto.

Quando aplico durante o dia, pego um pouco menos do hidratante, para não influenciar no acabamento final da maquiagem, por exemplo.

Ainda assim, os 50 gramas de produto podem durar tranquilamente 3 meses.

Nota: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Nível de hidratação

Eu já estou utilizando o produto há mais de dois meses, por isso, é possível falar com propriedade sobre seu nível de hidratação.

Em dias frios, ele me salva. Minha pele, no frio, acaba ficando mista: com pontos de oleosidade intensa na testa e ressecamento perto das bochechas. É só aplicá-lo e pronto, pele renovada!

A longo prazo o resultado também foi bem satisfatório. Percebi meus poros reduzidos e minha pele muito mais hidratada. Funcionou super bem!

Nota: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Aspecto na pele

Esse tópico é o único que resolvi dar uma nota mais baixa. Isso porque, como já mencionei anteriormente, ele não deixa a pele matificada.

Na luz, é bem fácil de ver o “efeito molhado” que o produto deixa, mesmo depois de ter sido totalmente absorvido.

Vou ressaltar: ele não deixa a pele melecada! Ela fica bem sequinha. Porém, a aparência fica com um brilho residual que eu, particularmente, não gosto.

Quando não utilizo maquiagem , por exemplo, não consigo sair apenas com o Hydro Boost.

Se você não se importar com esse brilho, o produto pode funcionar muito bem para você nesse aspecto! Na foto abaixo é possível enxergar melhor ao que me refiro:

No lado que está com o produto, a pele reluz um pouquinho. Pode parecer pouco, mas para quem tem a pele oleosa, é algo que realmente incomoda!

Nota: 3 ⭐⭐⭐

Dá pra usar com a maquiagem?

Sim! Inicialmente, acreditei ter tido uma experiência ruim com ele depois de aplicar a base.

Sabe quando a base não fixa na pele e fica saindo muito facilmente? Então, foi assim que ela ficou.

Porém, eu não me satisfiz com apenas um teste.

No primeiro dia, tinha trocado de protetor solar. Não me adaptei a ele e acabei voltando para o protetor que utilizava anteriormente.

Na segunda tentativa, tudo foi diferente. Inclusive, fiquei impressionada! A base durou muito mais tempo, minha oleosidade (que aparece já no meio da tarde) demorou muito mais para dar as caras.

No fim, cheguei à conclusão de que o desastre do 1º teste tinha acontecido por culpa do protetor solar, não do Hydro Boost.

Nota: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Embalagem

Sabe quando dá vontade de comprar o produto só pela embalagem? Eu tive essa vontade com o Hydro Boost Water Gel. A embalagem é muito bonita, bem apresentada e o melhor, prática!

Com ela, não tem desperdício de produto e nem risco do hidratante vazar dentro da bolsa.

Pode carregá-lo para cima e para baixo, que ele não vai fazer bagunça (a não ser que você não feche direito a tampa).

O tom de azul combina muito com a proposta do produto e o toque minimalista me agrada muito. Conclusão: nota máxima!

Nota: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Por fim: funciona? É bom?

Essa pergunta sempre merece atenção e cuidado.

Um produto pode funcionar de maneira diferente para cada pessoa e, por isso, o que é bom para mim pode não ser tão bom para você, não é?

Porém, preciso dizer que minhas impressões finais sobre o Hydro Boost Water Gel foram as melhores! Gostei muito e, quando acabar, vou tentar comprar outro.

Ele manteve minha pele mais hidratada e macia, sem alterar meu nível de oleosidade e sem piorar minha acne. Quando procuro por um hidratante, é isso que sempre busco!

Porém, se ele deixasse a pele com finalização matte, eu ficaria ainda mais feliz (viu, Neutrogena?).

Por que pele oleosa precisa de hidratação?

A pele oleosa é maioria se tratando da população brasileira. Por isso, aqui não é difícil encontrar produtos para esse tipo de pele que possuam a função de limpeza.

Quem tem esse tipo de pele sempre foi acostumado a limpar e tirar a oleosidade presente no rosto. Mas, apesar de importante, limpeza não é tudo!

A produção de sebo é uma maneira de autoproteção da pele. Quando lutamos para retirar esse sebo e deixamos a pele sem essa proteção, o que pode acontecer é que ela irá produzir ainda mais oleosidade — o chamado efeito rebote.

Sim, o sebo não é produzido pela pele à toa, sabia? Ele tem várias funções para seu bom funcionamento:

  • Tem ação antimicrobiana, antifúngica e antibacteriana;
  • Ajuda a formar uma barreira de proteção, impedindo a perda de água — portanto, auxiliando no processo de hidratação;
  • Ajuda a combater alguns radicais livres, por isso, pode trabalhar para impedir o envelhecimento precoce da pele;
  • É responsável por emulsificar substâncias, ou seja, vai te ajudar quando você aplicar produtos na pele (evitando o acúmulo de substâncias e mantendo-as uniformes).

Por isso, manter o equilíbrio é essencial. Se você hidratar bem sua pele, não haverá efeito rebote e, portanto, a chance de a oleosidade aumentar é menor.

Então que tal adicionar a hidratação à sua rotina de cuidados com a pele? Ela vai agradecer e você vai perceber os efeitos positivos!


Gostou da resenha? Então não deixe de contar isso para a gente nos comentários!

Além disso, se você já usou o Neutrogena Hydro Boost Water Gel, não deixe de compartilhar como foi a sua experiência, ok?

14/05/2019 11:32

Pamela (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*