Uma possível ameaça de surtos relacionados a gripe tem chamado atenção das autoridades de saúde neste início de ano.

O vírus H3N2, um subtipo da Influenza A, pode ser o novo vilão.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul confirmou a primeira morte por gripe H3N2 em 2019 no estado. A informação foi divulgada na última quinta-feira (11) por meio de boletim epidemiológico.

A vítima, um trabalhador rural de 43 anos, chegou a ser diagnosticada com leptospirose. Mas após investigações, foi constatado que a morte foi causada por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), uma complicação da gripe H3N2.

O homem, cujo nome não foi divulgado, faleceu no dia 26 de janeiro em Corumbá, cerca de 444 quilômetros de Campo Grande, capital do MS.

De acordo com a SES, também estão sendo investigados cerca de 206 casos de pessoas suspeitas contaminadas com o vírus, mas somente o caso de Corumbá realmente foi confirmado com a doença.

Leia também: OMS alerta sobre uma nova pandemia de gripe

É importante prevenir

A fim de evitar surtos, é importante que a população se atente às medidas preventivas que geralmente são citadas para evitar a circulação desse tipo de vírus.


Simples ações, como evitar aglomerado de pessoas, ambientes sem ventilação, higienizar as mãos com frequência e cobrir nariz e boca na hora de espirrar ou tossir, são importantes para combater essa possível ameaça.

Além disso, como medida preventiva também estão as vacinas participantes do calendário nacional de vacinação.

Leia mais: Campanha de vacinação contra a gripe ocorre até 31 de Maio

Em 2019, a vacina é eficaz tanto para a influenza H1N1 (subtipo mais agressivo da doença), quanto para a H3N2.

Portanto, é preciso unir a vacinação e as simples medidas de combate à transmissão, pois ambas são importantes para erradicar a circulação do vírus no país.


Fique atento a qualquer sintoma semelhante a um quadro de gripe e siga as orientações das autoridades de saúde. Além disso, não fique sem o principal método de prevenção: vacine-se!

Fonte: Secretaria do Estado de Saúde (MS)


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *