Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam não separando um tempo diário para o relaxamento do corpo e mente. 

Dessa forma, sessões de massagens relaxantes têm sido cada vez mais procuradas, como uma forma de compensar o cansaço da rotina agitada.

Além do relaxamento, a massagem pode trazer diversos benefícios para a saúde física e mental, como a redução da ansiedade, estresse, insônia e dores musculares.  

Leia mais sobre o assunto!

O que é uma Massagem Relaxante?

Uma massagem relaxante consiste em um conjunto de movimentos firmes e suaves sob todo o corpo, com o objetivo de promover o relaxamento muscular e combater o estresse.

Esses movimentos estimulam a produção de hormônios relaxantes como a ocitocina — que reduz a sensação de estresse e medo — e a serotonina — que melhora o humor, a sensibilidade em relação às dores e regula a temperatura corporal.

A maior produção desses hormônios também é auxiliar no tratamento de problemas como ansiedade e até mesmo a depressão.

Além disso, há estudos que indicam um aumento dos níveis de histamina — substância que atua nas respostas imunológicas — o que favorece o aumento da imunidade. 


Já em relação ao estímulo físico, os movimentos proporcionam o aquecimento da pele, o que resulta na melhora da circulação sanguínea e linfática. Isso auxilia na maior flexibilidade e renovação da derme, além de poder até reduzir inchaços.

Esse maior fluxo de sangue também favorece o sistema muscular, podendo diminuir a fadiga.

Dessa forma, a massagem relaxante atua tanto no bem-estar físico quanto mental.

Ela é realizada, em geral, utilizando as mãos ou acessórios como pedras ou bambus, e pode ser feito o uso de óleos e cremes durante o procedimento.

Tipos de massagem relaxante

Existem diferentes tipos de massagem relaxante, que se diferenciam de acordo com as técnicas, objetos utilizados e objetivos ao realizar o procedimento.

Entre eles há:

Bambuterapia

A bambuterapia consiste em utilizar pedaços de bambu de diferentes tamanhos para realizar uma massagem.

Durante o procedimento, são usados óleos para facilitar a movimentação do objeto. 

Além da finalidade de relaxamento, ela também pode ser utilizada para a redução de medidas do corpo.

Com pedras quentes

O uso de pedras para o relaxamento é outra variação de massagem existente. 

A técnica consiste em utilizar pedras aquecidas para realizar movimentos como o deslizamento. 

Além disso, posicionar pedras quentes ao longo do corpo estimula o sistema nervoso central, desencadeando um relaxamento profundo.

Reflexologia

A reflexologia é uma massagem que consiste em aplicar pressão nas áreas dos pés e das mãos, em pontos específicos que correspondem a regiões do resto do corpo.

Essa técnica se baseia na ideia de que os pés e as mãos são um mapa do organismo.

Os pontos mais sensíveis ao toque indicam quais regiões do corpo estão em desequilíbrio. 

Assim, a reflexologia serve para corrigir disfunções e promover o equilíbrio do corpo, provocando relaxamento também.

Facial

A massagem facial é feita no rosto e auxilia a dissolver pontos de tensão e a melhorar a circulação na região, o que é bom para aliviar sintomas de dor.

Além disso, ela pode ser benéfica para a circulação sanguínea local, estimulando as células da pele e, consequentemente, melhorando a saúde do tecido.

Ela é feita com movimentos circulares e de pressão sob toda a face do(a) cliente.

Como é uma Massagem Relaxante?

Existem diferentes técnicas em uma massagem relaxante. Elas consistem em movimentos específicos, escolhidos de acordo com o local do corpo e aplicados com base no objetivo do procedimento.

Elas incluem movimentos que misturam força e suavidade. Entre eles estão:

Deslizamento

A técnica do deslizamento é utilizada, geralmente, no início e fim da massagem. Ela consiste em deslizar a palma das mãos pelo corpo do indivíduo, fazendo pressão.

O movimento pode ter algumas variáveis, de acordo com o nível de pressão exercida. Ou seja, a força exercida pode ser superficial, média ou profunda.

O deslizamento auxilia no relaxamento inicial do corpo, ajudando a eliminar a tensão e ansiedade. 

Amassamento

O amassamento consiste em realizar movimentos de pincelada, comprimindo e torcendo os músculos do corpo. É semelhante ao movimento de amassar pão.

Essa técnica ajuda a melhorar a circulação sanguínea, eliminar toxinas e promover a elasticidade da pele. 

Fricções

A fricção é uma técnica executada, na maior parte das vezes, com as pontas dos dedos, mas pode também ser feita com as mãos. É realizada por meio de movimentos rápidos e curtos, em um sentido circular ou de vai-e-vem.

Ela ajuda a diminuir líquidos retidos no corpo e a dissolver os chamados nós musculares — quando as fibras do músculo estão comprimidas e tensas.

Quais os benefícios?

A massagem relaxante traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Além do relaxamento e sensação do bem-estar, ela pode promover a melhora de dores musculares, edemas, tensão, ansiedade, estresse e insônia.

Entre os benefícios estão:

  • Redução do estresse;
  • Estímulo à circulação linfática;
  • Combate à insônia;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Redução da ansiedade.

Para que o(a) cliente sinta todos os benefícios proporcionados pela massagem, é importante que ela seja realizada por um(a) profissional qualificado(a). 

Quem pode fazer?

A massagem relaxante, em geral, pode ser feita por todas as pessoas, principalmente para as que sofrem com altos níveis de estresse no dia a dia, acúmulo de tensão e ansiedade. 

Vale lembrar que é sempre importante a avaliação de um(a) profissional antes de realizar o procedimento, para que indique a melhor opção para cada paciente.

Quem não deve fazer?

Apesar de oferecer muitos benefícios para a saúde, a massagem relaxante pode ser contraindicada para algumas pessoas.

Entre as contraindicações estão os casos de:

Infecção

Em casos de infecção ou inflamação, as técnicas utilizadas na realização da massagem podem agravar o problema, já que promovem o aumento da temperatura corporal e a vasodilatação.

Esse aumento ajuda na melhor circulação do sangue e pode espalhar a inflamação por outras partes do corpo. 

Primeiros 3 meses de gravidez 

A massagem relaxante é desaconselhada durante os três primeiros meses de gravidez, por conta da fragilidade do corpo da mulher. Após esse período, algumas massagens podem ser realizadas.

Vale sempre consultar o(a) médico(a) responsável para que sejam avaliadas as melhores opções e indicações para cada caso.

Lesões cutâneas

No caso de lesões cutâneas, dermatites ou micoses, não é recomendada a prática da massagem, pois pode agravar o problema. Além disso, há o risco de contágio por parte do profissional. No entanto, dependendo da lesão, massagistas podem realizar o procedimento, evitando apenas a área afetada. 

Osteoporose grave

Para pessoas que sofrem com osteoporose grave, a massagem pode não ser uma boa opção. 

Isso pois há o risco de fratura do osso durante o procedimento.

Trombose

Nos casos de trombose — doença em que há a formação de coágulos sanguíneos nas veias — a massagem relaxante não é indicada.

Essa contraindicação ocorre pois há o risco de os coágulos formados se desprenderem com os movimentos da massagem e circularem pela corrente sanguínea, o que pode causar problemas mais graves como um AVC — quando o sangue não consegue chegar às regiões cerebrais. 

Quanto custa uma sessão?

O custo de uma massagem relaxante pode variar de acordo com o local e a quantidade de técnicas utilizadas.

Em geral, o valor de cada sessão varia em torno de R$80 e R$120. 


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a massagem relaxante, apesar do nome, não atua apenas no relaxamento do corpo. 

Ela é uma aliada importante para a saúde e bem-estar, contribuindo para o tratamento de problemas físicos, como dores musculares, e mentais, como a ansiedade.

Realizar o procedimento ajuda a aliviar sintomas como da ansiedade e estresse, auxiliando para uma melhor qualidade de vida. 

O Minuto Saudável traz informações sobre outros tipos de massagens e bem-estar. Continue lendo! 


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.