Karine Sales (Minuto Saudável)
24/03/2019 08:00

Resenha Máscara Morte Súbita Lola: para que serve, é boa?

O uso da máscara de tratamento é um importante passo durante o cuidado dos fios.

Dependendo dos seus ingredientes, ela pode hidratar, nutrir ou reconstruir a fibra capilar. Assim, elimina o ressecamento e promove maciez aos cabelos.

Quem realiza procedimentos químicos nos fios, como relaxamento, progressiva, coloração e alisamento, precisa ter cuidados redobrados com as madeixas.

Essas químicas tendem a retirar a água dos cabelos e também sua massa e nutrientes, resultando em um fio sem saúde. Equipamentos de calor como o secador, a chapinha e o babyliss também contribuem para o ressecamento dos cabelos, prejudicando sua aparência.

Faça ou não parte da legião de pessoas que usam químicas ou equipamentos de calor nos fios constantemente, é essencial manter um cronograma de cuidados capilares que incluam as máscaras ou cremes de tratamentos.

Eu realizo alisamento nos fios, procedimento que acaba deixando os cabelos mais frágeis e ressecados. Além disso, quando a raiz crespa (meu cabelo natural) começa a crescer, os fios ficam mais rebeldes e fica bem mais difícil lidar com duas texturas de cabelo.

O cabelo crespo por si só tem mais volume, por isso, quando minha raiz está crescendo, é mais complicado manter os fios alinhados e baixinhos como eu gosto. Acabo apostando em máscaras que reduzem o volume e o frizz capilar.

E é por isso que eu resolvi testar a Máscara Morte Súbita, da Lola Cosmetics.

A seguir, você confere tudo sobre esse produtinho e também sobre a minha experiência durante o uso!

Índice – nesta resenha você encontrará as seguintes informações:

  1. Para que serve a Máscara Lola Morte Súbita?
  2. Qual a composição?
  3. Linha Lola Morte Súbita
  4. Preço e onde comprar
  5. Como usar?
  6. Minhas impressões
  7. Máscara Lola Morte Súbita: é boa? Funciona?
  8. Antes e depois
  9. Morte Súbita ou Desmaia Cabelo?
  10. Como cuidar dos fios depois da química?

Para que serve a Máscara Lola Morte Súbita?

De acordo com a marca, a Máscara Morte Súbita “penetra nos fios sem pedir licença, acabando com os dias de cabelos secos e detonados sem ter dó nem piedade”.

Ela é indicada para o tratamento semanal de cabelos danificados ou quimicamente tratados, que desejam mais hidratação, brilho, saúde e redução de volume.

A Lola Cosmetics afirma que a máscara é hidronutritiva, ou seja, pode ser utilizada tanto para hidratação como para nutrição das madeixas. Tem óleo de coco e manteiga de cacau em sua fórmula, que são super nutritivos e hidratantes.

Porém, há quem diga que a máscara também pode auxiliar na reconstrução capilar, afinal de contas, é ideal para ser usada após procedimentos químicos, quando os cabelos perderam massa e nutrientes.

Por ter aminoácidos e proteínas em suas composição, o produto pode mesmo auxiliar na reconstrução dos fios, dependendo do nível de danos dos cabelos.

Para entender melhor a indicação do produto, separei mais informações em alguns tópicos:

  • Principais ativos: extrato de aloe vera, óleo de coco, manteiga de cacau, proteínas e aminoácidos;
  • Low ou no poo?: é liberada para Low/No Poo, pois sua fórmula é livre de corantes sintéticos, ftalatos, OGMs, silicone insolúvel, cloreto de sódio, parabenos, óleo mineral e parafina;
  • Cruelty free: todos produtos da Lola Cosmetics são livres de derivados de animais e também não são testados em animais.

Qual a composição da Máscara Morte Súbita?

Já que estamos falando de ingredientes da fórmula do produto, é hora de conhecer a composição completa dessa máscara super hidratante:

Water, Cetearyl Alcohol, Peg 12 Dimethicone, Cetyl Esters, Coconut Oil, Hydroxyethylcellulose, Triticum Vulgare (Wheat) Germ Extract, Hydrolyzed Wheat Protein PG-Propyl Silanetriol, Hydrolyzed Wheat Protein, Behentrimonium Chloride, Sugar Cane, Hydrolyzed Wheat Starch, Creatine, Panthenol*, Panthenyl Ethyl Ether, Adenosine Phosphate, Stearalkonium Chloride, Phytantriol, Linoleic Acid, PPG-3 Benzyl Ether Myristate, Aloe Barbadensis Leaf Juice, Squalane, Cetrimonium Chloride, Phospholipids, Dipotassium Glycyrrhizate, Sodium PCA, Citric Acid, Disodium Cocoamphodiacetate, Tocopheryl Acetate, BHT, Phenoxyethanol, Caprylyl Glycol, Fragrance/Parfum, Hexyl Cinnamal, Linalool, Butylphenyl Methylpropional, Methylisothiazolinone, Methylchloroisothiazolinone, Limonene, Benzyl Salicylate, Citronellol, Benzyl Alcohol, Geraniol, Coumarin. *Pro-Vitamin B5.

Ufa! Que fórmula, hein. Não é a toa que a marca diz que a composição é “supersaturada de ingredientes ativos que ultrapassam a barreira de hidratação dos fios”, promovendo força, suavidade e desembaraço para as madeixas.

Dentre esses ingredientes, é importante explicar como alguns deles agem nos fios:

  • Pantenol (Pró-vitamina B5): atua no couro cabeludo e nas fibras capilares, evitando as pontas bipartidas e auxiliando na retenção de umidade. Também repara danos causados por químicas e agressões externas;
  • Óleo de coco: protege as fibras proteicas dos cabelos, melhorando a sua força, brilho e volume. Além disso, age como um poderoso hidratante e umectante natural;
  • Manteiga de cacau: é rica em ácidos graxos que restauram a barreira lipídica dos fios, impedindo danos causados por agentes externos (sol, vento e poluição) e a desidratação;
  • Extrato de aloe vera: é um antioxidante natural com ação regeneradora, antibacteriana, cicatrizante e hidratante;
  • Proteínas vegetais: auxilia na proteção dos fios contra o calor excessivo de alguns equipamentos e tem poder antifrizz;
  • Aminoácidos: deixam o cabelo umectado e nutrem profundamente os fios, arrumando as escamas capilares e deixando as madeixas mais brilhantes e saudáveis. Além disso, protegem a cor e reparam danos;
  • Blend hidratante: é responsável pela hidratação dos fios, repondo a umidade perdida no dia a dia. Também fortalece os cabelos, deixando-os macios, com brilho e suavidade.

A composição do produto conta com ingredientes essenciais para quem busca uma hidratação profunda dos cabelos. Além disso, oferece componentes nutritivos e reconstrutores.

Linha Lola Morte Súbita

Para quem gosta de usar a linha completa de produtos, a Morte Súbita conta com todas opções necessárias para uma higienização e tratamento ideal dos fios. Confira:

Preço e onde comprar

Disponível em embalagens de 450g e 930g, o valor da Máscara Lola Morte Súbita pode variar entre R$ 32 e R$72* (embalagem de 450g). Sim, a variação é bem expressiva!

Se você não pesquisar, acaba pagando mais caro do que a faixa normal de preço.

No nosso comparador de preços, o Consulta Remédios, você garante esse e outros produtos de saúde, beleza e bem-estar sempre pelo melhor preço. E tem mais: o site indica as farmácias que entregam o produtinho no conforto da sua casa!

*A pesquisa de preços foi realizada no dia 19/03/2019. Os valores podem sofrer alterações.

Como usar?

Para utilizar o produto, siga os passos:

  1. Lave os cabelos com shampoo normalmente, deixando os fios bem limpos;
  2. Retire o excesso de água dos fios e aplique a Máscara Lola Morte Súbita de maneira uniforme;
  3. O produto também pode ser utilizado depois da coloração ou químicas em geral;
  4. Deixe agir por, no mínimo, 10 minutos e enxágue bem.

Como mencionei lá no início, faço alisamento nos fios e, no momento, estou com uns 3 ou 4 dedos de raiz crespa. Por isso, quando realizei a aplicação do produto, mantive apenas 1 dedo de distância da raiz, pois queria a redução do volume da parte crespa.

A textura do creme é bem densa e na aplicação eu fiz uma boa massagem nas mechas para estimular a absorção do produto pelos fios. Além disso, durante o tempo de ação, eu penteei meu cabelo com um pente de dentes largos.

Isso faz com que o produto seja melhor distribuído pelos fios e também auxilia no desembaraço. Quando você for pentear os cabelos na finalização, vai perceber que ele vai estar bem mais alinhado e fácil de pentear.

A marca não indica um tempo máximo de ação do produto, porém, em geral, o indicado é não passar mais do que 20 minutos com máscaras de tratamento nos fios. Tempo demais com o produto no cabelo pode alterar o resultado.

Minhas impressões

Chegou a hora da verdade!

Nos tópicos a seguir eu conto detalhadamente como foi minha experiência com o produto, aplicando uma nota de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom) para cada item. Confira!

Rendimento

O produto rende muito bem! Quando fui preparar a hidratação para aplicar nos fios, coloquei cerca de 1 colher e meia de sopa no potinho e sobrou. No próximo uso, passei a colocar só 1 colher de sopa para usar em todo o cabelo.

Mais abaixo, nos outros tópicos, vocês conseguem ver fotos do tamanho e volume do meu cabelo para ter uma ideia de quanto é necessário para o seu cabelo.

Nota: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Cheiro

Eu gostei do cheiro do produto por dois motivos: ele não é enjoativo, é bem docinho e suave, lembrando frutas vermelhas.

O outro motivo é que o cheiro tem uma ótima durabilidade e até 2 dias depois do uso ainda dava pra sentir o aroma nos fios.

Essa questão é bem mais única, pois cada um tem uma preferência de cheiro, né? Eu gosto mais de produtos que tem esse aroma frutado e doce, já quando o cheiro é mais forte e lembra um perfume mesmo, não gosto.

Nota: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Day after

Para quem tem cabelo alisado ou mantém os fios escovados e/ou chapados, o day after é muitíssimo importante.

É bem difícil ter tempo para fazer todos esse procedimento de escova e chapinha todos os dias, então, quanto mais tempo durar o efeito liso, melhor.

Como eu costumo variar nos cremes de tratamento que eu uso, consegui observar a diferença no day after nas semanas que usei a Máscara Lola Morte Súbita. O efeito liso durou 4 dias sem precisar retocar a chapinha/escova.

Normalmente, um dia seguinte depois de lavar, hidratar, fazer escova e chapinha, meu cabelo já começava a dar volume na raiz (isso quando a parte crespa está crescendo).

Nota: 5 ⭐⭐⭐⭐⭐

Custo-benefício

Em média, o preço do produto é similar ao de outras máscaras de ultra hidratação famosas e até mesmo de outros produtos da Lola Cosmetics. Não é o mais barato que você vai encontrar, mas também não chega nem perto de ser o mais caro.

Eu acredito que o preço seja aceitável devido aos benefícios propostos pelo produto, mas não acho que seja algo que dá pra encaixar sempre no orçamento e usar toda semana, o ano todo.

Nota: 4 ⭐⭐⭐⭐

Textura

A Máscara Lola Morte Súbita teve uma mudança em sua fórmula e versão antiga contava com uma textura mais cremosa. Na nova versão, que é a que testei, a consistência é bem mais densa, com textura semelhante a de uma pomada.

Não que o creme mais grossinho e firme seja ruim para os fios, mas essa textura de pomada é bem complicada de aplicar nos cabelos. No meu, tive que massagear bastante para conseguir enluvar os fios.

Nota: 3 ⭐⭐⭐

Máscara Lola Morte Súbita: é boa? Funciona?

Agora sim, vamos ao veredicto final: sim! Eu gostei muito do resultado da máscara no meu cabelo. Ela parece uma máscara comum de hidratação quando você aplica. Você lava e sente os fios molinhos e, até aí, tudo normal.

A grande surpresa desse produto é o depois. O resultado final é um cabelo bem alinhado, com frizz super reduzido e nada de volume. O cabelo também fica macio, cheiroso e com muito brilho, como se você tivesse acabado de tratar os fios no salão!

Eu que faço química, pelo menos, 3 vezes por ano e uso secador e chapinha toda semana, preciso cuidar muito do cabelo para ele não ficar com danos extremos.

O ressecamento já é uma certeza, então tento sempre aliar a hidratação semanal com outros produtos nutritivos e reconstrutores, como ampolas, óleos e outros cremes de tratamento.

Por isso, gostei muito do resultado que a Morte Súbita proporciona. Seus ativos oferecem um verdadeiro tratamento para quem precisa recuperar a saúde capilar no pós-química.

Antes e depois

Para vocês verem esse resultado, eu tirei algumas fotos.

Na primeira foto a seguir eu lavei uma mecha do meu cabelo para vocês verem a quantidade de raiz crespa que tinha crescido quando testei o produto:

Na próxima foto é o meu cabelo antes de lavar. Apesar de estar escovado e sujo, dá pra ver o frizz e a raiz bem volumosa:

Agora sim, confira na foto o resultado final: cabelo lavado e hidratado com a máscara, escovado e chapado:

Morte Súbita ou Desmaia Cabelo?

A Desmaia Cabelo é uma máscara de ultra hidratação da Forever Liss e muita gente pergunta qual é melhor: ela ou a Máscara Lola Morte Súbita?

Antes, vamos ver quais os principais pontos de diferenças e semelhanças entre os dois produtos.

Eu já testei a Máscara Desmaia Cabelo também, então tenho vários pontos para destacar nesse comparativo:

  • Rendimento: ambas as máscaras apresentam uma boa durabilidade;
  • Textura: a da Desmaia Cabelo é mais cremosa do que densa, diferente da Morte Súbita;
  • Cheiro: aqui o ponto vai para a Morte Súbita. O aroma da Desmaia Cabelo é mais forte durante o uso e, mesmo que você goste, não adianta ficar animado, porque ele some rapidinho dos fios;
  • Preço: novamente, minha escolha vai para a Morte Súbita. É possível encontrá-la em um valor semelhante ao da Desmaia Cabelo ou até mais barata! Isso porque, enquanto o produto da Forever Liss possui, atualmente, embalagens de 350g e 950g, o da Lola apresenta tamanhos de 450g e 930g. Assim, mesmo que você encontre preços similares dos tamanhos menores, o produto da Lola Cosmetics vem mais conteúdo na embalagem.

Afinal, qual a melhor?

Por fim, a eficácia dos produtos. Eu gosto bastante das duas máscaras, mas avaliando o custo e os benefícios, prefiro a Morte Súbita.

A Desmaia Cabelo tem suas vantagens, deixando o cabelo com brilho e alinhamento, mas seu poder reconstrutor e nutritivo não é tão potente quanto o da concorrente.

E você, já testou os dois produtos? O que achou de cada um e qual seu predileto? Contra pra gente nos comentários!

Como cuidar dos fios depois da química?

Nada melhor do que ter o poder de mudar as madeixas e garantir um visual novo, do jeitinho que a gente gosta, não é mesmo?

Eu adoro o dia que aliso o meu cabelo e ele fica super alinhado, com muito brilho e com o corte perfeitinho.

Porém, é essencial apostar em uma rotina de cuidados depois da química para manter a saúde dos fios e a sua beleza também. Confira as dicas a seguir!

Faça um cronograma capilar

O cronograma capilar consiste em um calendário de cuidados com os fios a fim de intercalar entre tratamentos de hidratação (reposição de água), nutrição (repor os nutrientes) e reconstrução (reposição da massa capilar).

Você pode montar o seu próprio cronograma com os produtos que você mais gosta, sempre levando em conta que o seu cabelo precisa dos 3 tipos de tratamento para ficar saudável e bonito.

No cronograma, o ideal é que cada etapa (tratamento) seja realizado entre um período de até 48 horas. Porém, se você não for de lavar tanto assim o cabelo, não deixe de tratá-lo.

Tente usar as máscaras de hidratação e nutrição 1 vez por semana, intercalando, e a de reconstrução a cada 15 dias ou um mês, se o seu cabelo não estiver muito danificado.

A máscara Morte Súbita da Lola Cosmetics é de hidronutrição, ou seja, pode ser usada nas etapas de nutrição e de hidratação.

Se o seu cabelo não estiver com muitos danos, elas também pode servir para a etapa de reconstrução, pois o produto conta com ingredientes que auxiliam na reposição de massa dos fios.

Corte o cabelo regularmente

Cortar o cabelo é essencial para eliminar as pontas duplas e ressecadas que impedem os fios de crescerem naturalmente.

Para algumas pessoas pode ser difícil cortar um ou dois dedinhos, mas isso é essencial para que o seu cabelo fique mais bonito e saudável.

Respeite o tempo de retoque

Fazer muitas químicas juntas é péssimo para o cabelo e todo mundo já sabe. Mas o que muita gente não faz ideia é que respeitar o tempo de retoque também é importante!

Quando seu cabelo cresce um dedinho e você já quer retocar a progressiva ou alisamento, pode acabar encostando produto na parte alisada e provocando quebra, enfraquecimento ou até mesmo um corte químico.

Da mesma forma, para quem pratica alisamentos, demorar muito para retocar a raiz pode ser problemático.

A não ser que você esteja passando por uma transição capilar, em que o tratamento é específico para essa ocasião, usar duas texturas pode favorecer a quebra dos fios.

Além disso, quando o cabelo é crespo na raiz, ele tende a embaraçar bastante. Tente sempre pentear com cuidado, sem usar muita força.

O ideal é usar um pente de dentes largos, que não agride muito os fios.

Use produtos específicos para cabelos quimicamente tratados

Os produtos para cabelos quimicamente tratados contam com ingredientes essenciais para os fios com danos químicos. Assim, o cuidado é mais específico.

Nesses casos, é bom buscar produtos capilares para o tipo de química que você usa. Se você descolore o cabelo, é importantíssimo que use produtos para fios descoloridos, a fim de manter a cor sempre bonita e sem manchas ou oxidação.

O mesmo vale para quem faz tintura nos fios. Os produtos devem proteger a cor dos fios, além de hidratar para evitar o ressecamento causado pela tinta.

Se sua química é a progressiva, é importante ficar longe de produtos com sal, pois esse componente prejudica a durabilidade da sua escova.


Gostou da resenha? Conta pra gente o que você achou nos comentários!

E se você já usou a Máscara Morte Súbita da Lola, fale como foi sua experiência com o produto. Afinal, cada cabelo é um cabelo e o resultado é sempre diferente 😉

Tem algum produto que você gostaria de ver uma resenha aqui no Minuto Saudável? Comente! Sua opinião é muito importante pra gente!

19/05/2019 15:34

Karine Sales (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*