Eduardo (Minuto Saudável)
19/02/2019 16:40

Infecção por HPV pode ter relação com câncer de laringe em jovens

A doença HPV (sigla para human papiloma virus), já conhecida no cenário da medicina por causar verrugas genitais e alguns tipos de câncer, foi tema de uma pesquisa publicada recentemente no periódico Annals of Otology, Rhinology & Laryngology.

O vírus já tinha relação estabelecida com o câncer de colo do útero (cerca de 95% dos casos são causados pelo HPV). Mas agora a ciência mostra que o agente também pode ter relação com o câncer de laringe, especialmente em pessoas jovens.

Leia mais: Por que devo vacinar meu filho contra o HPV?

Essa descoberta pode ser relevante, pois segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL), o Brasil está entre os países com maior número de diagnósticos deste tipo de câncer no mundo.

A pesquisa

O estudo feito por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), nos EUA, analisou cerca de 353 pacientes entre julho de 1990 e junho de 2018. Essas pessoas tinham tumores malignos (câncer) na glote (cordas vocais) ou na laringe supraglótica (região um pouco mais acima das cordas vocais).

Os pacientes foram divididos em alguns grupos para facilitar o controle: 112 deles haviam sido tratados entre 1990 e 2004, e 241 foram tratados entre 2004 e 2018.

No último grupo analisado, um dado chamou a atenção os pesquisadores. Uma pequena parcela das pessoas tinha no máximo 30 anos e, destes, somente três eram fumantes.

Esse fato revela algo incomum, pois quadros de câncer de laringe ocorrem majoritariamente em pessoas com histórico de tabagismo e idade superior a 40 anos.

A partir de então, foram realizadas várias análises nas amostras de tecidos de cada portador dos tumores. Dentre os 11 jovens pacientes, foram encontradas cepas do HPV em 10 deles.

O resultado sugere que pode haver uma conexão entre o vírus e o aumento no diagnóstico de câncer de laringe em jovens não fumantes.

Observada pela primeira vez entre os cientistas, essa relação aponta para necessidade de  estudos futuros com a finalidade de entender como o câncer de laringe afeta pessoas mais jovens e não fumantes, além de estabelecer qual a incidência do HPV nestes casos.


O câncer de laringe, se descoberto precocemente e o paciente logo iniciar o tratamento, pode ter grandes chances de cura, entre 80% a 100%. Por isso, é importante visitar um médico regularmente para se prevenir dessa ameaça.

Ainda que a relação entre o HPV e a neoplasia não esteja completamente estabelecida, a vacina contra o HPV é uma boa alternativa de combate à doenças.

Fonte: HealthDay

18/04/2019 16:31

Eduardo (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*