Gravidez

Gravidez psicológica: saiba o que é e quais os tratamentos

Por Redação Minuto SaudávelPublicado em: 15/10/2019Última atualização: 19/12/2022
Por Redação Minuto Saudável
Publicado em: 15/10/2019Última atualização: 19/12/2022
Foto de capa do artigo
Publicidade
Publicidade

gravidez psicológica, cientificamente chamada de pseudociese, é uma síndrome em que a mulher desenvolve todos os sintomas de uma gravidez, mesmo não estando grávida. Os sinais se manifestam a partir de alterações psicossomáticas, ou seja, fatores psíquicos desencadeiam condições orgânicas.

Essa condição costuma ocorrer em mulheres que apresentam problemas hormonais e de infertilidade, com idade entre 40 e 50 anos. Trata-se de um mecanismo de formação de sintomas em que há uma transferência de um conflito psíquico para o corpo, em forma de sintomas, na tentativa de resolvê-lo.

Sendo assim, o desejo da mulher de engravidar, embora seu organismo não tenha produzido tal estado de forma natural, desencadeia as mudanças corporais. Assim, o sintoma (gravidez psicológica) é a forma de expressar o conflito psíquico entre o desejo do indivíduo (ser mãe) e sua defesa (não poder engravidar).

Essa defesa existe como forma de evitar o sofrimento, são meios que o inconsciente usa para mascarar a realidade, amenizando alguma dor, protegendo a pessoa da frustração e dos conflitos mentais.

Para saber mais sobre gravidez psicológica, como ocorre o diagnóstico e se ela pode atingir homens, continue acompanhando o artigo!

Índice – Neste artigo, você vai encontrar:

  1. Quais são os sintomas de uma gravidez psicológica?
  2. A gravidez psicológica pode atingir homens?
  3. Como acontece o diagnóstico?
  4. Como tratar a gravidez psicológica?

Quais são os sintomas de uma gravidez psicológica?

Os sintomas são iguais aos de uma gestação real, sendo eles:

  • Ausência da menstruação;
  • Aumento das mamas;
  • Ganho de peso;
  • Distensão abdominal;
  • Enjoos;
  • Movimentos intra uterinos (são movimentos intestinais, a maioria das vezes);
  • Ter desejos;
  • Alterações no humor.

A vontade de ser mãe, que muitas vezes é inconsciente, ocasiona a conversão das demandas psíquicas para o corpo. 

Sendo assim, a mulher realmente incorpora a maternidade, começa a imaginar sua vida como mãe, cria ilusões a respeito do futuro e começa a programar-se para a chegada do filho ou filha.

Leia maisGravidez silenciosa: o que causa e como identificar?

Publicidade
Publicidade

A gravidez psicológica pode atingir homens?

A gravidez psicológica pode acontecer com homens e é chamada de Síndrome de Couvade. A condição ocorre quando o homem apresenta desejo de ser pai, causando sintomas semelhantes ao de uma gravidez, tanto físicos quanto psicológicos, tal como a mulher que está gestando seu filho.

 Nesse caso, o homem assume esse papel e reage a essa condição como se ele mesmo estivesse gestando a criança, com a mãe, caracterizando a gravidez psicológica. O homem se envolve a tal ponto com a gestação da mulher, que costuma-se dizer que o casal está grávido.

Contudo, a condição não é considerada  como um transtorno psicológico, mas é necessário avaliar e identificar as emoções envolvidas e se estas estão gerando algum tipo de sofrimento, a fim de buscar ajuda profissional.

Publicidade
Publicidade

Como acontece o diagnóstico?

Quando surgem os sintomas de gravidez, o procedimento usual é realizar os exames específicos para identificar o estado em que a mulher se encontra.

No primeiro momento, costuma-se realizar o exame beta HCG, que identifica a presença ou não desse hormônio, produzido apenas quando há gravidez. Portanto, no caso da gravidez psicológica, o resultado dará negativo.

Entretanto, ainda é necessário realizar uma ultrassonografia para confirmar que o útero está vazio, uma vez que a mulher continua a acreditar que está realmente grávida.

Como tratar a gravidez psicológica?

Primeiramente, cabe ao médico informar à paciente que ela não está grávida com base nos exames realizados comprovando de que não há gravidez.

Porém, caso a mulher continue a acreditar que está gestando, é necessário o acompanhamento psicológico. Nesse caso, a psicoterapia auxilia na compreensão do que desencadeou o quadro e no desenvolvimento de formas para aceitar e lidar com tal condição.

Por outro lado, a avaliação psiquiátrica identifica se há algum transtorno associado ou demanda para tratamento medicamentoso.

Contudo, vale reforçar que a gravidez psicológica pode ser caracterizada como um transtorno psicológico, desencadeado por diversos fatores de ordem emocional que se desenvolve de maneira subjetiva, portanto, cada pessoa a desenvolve de maneira diferente.

Leia também: Como saber se estou ovulando? Entenda o período fértil! 


A gravidez psicológica é uma condição que pode afetar mulheres e, menos frequentemente, homens. Ela ocorre, em geral, quando há um desejo intenso de vivenciar a maternidade, mas outros fatores impedem ou dificultam a gestação.

Se você ou alguém que você conhece apresenta esses sinais, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica!

Para mais conteúdos sobre gravidez, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!


Publicidade
Publicidade
Imagem do profissional Thayna Rose
Ícone de verificação
Este artigo foi escrito por:

Esp. Thayna Rose

CRP: CRP/PR 08/28789Bacharel em Psicologia com especialização em Neuropsicologia.Leia mais artigos de Esp. Thayna
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade