Algumas alterações na derme não só prejudicam o aspecto visual da pele, mas também a saúde, sendo um sinal de que um microrganismo invasor está causando uma “bagunça” no organismo.
Esse é o caso do furúnculo, que devido à aparência, muitas vezes é confundido com uma espinha ou pelo encravado, porém, ao contrário dessas inflamações, o furúnculo tem origem bacteriana, sendo necessário o uso de remédios para eliminá-lo.
Portanto, nesse texto você irá saber como reconhecer um furúnculo e quais recursos medicamentosos podem ser usados no tratamento.
Índice – Neste artigo, você vai encontrar:
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o furúnculo é classificado como um tipo de foliculite bacteriana, tratando-se então de uma infecção profunda que acomete o folículo piloso (pelo), a glândula sebácea (responsável pela liberação de sebo) e o tecido ao redor.
Para identificar um furúnculo é necessário prestar atenção na aparência, já que normalmente se manifestará como um nódulo avermelhado, quente, dolorido e inflamado, que é preenchido internamente por pus. Em alguns casos pode provocar febre.
Em geral, o furúnculo aparece em áreas úmidas, com mais pelos e que sofrem pressão ou atrito devido ao uso de roupas justas, por exemplo.
Não! Mesmo que seja incômodo e se deseje acelerar o processo de cura do furúnculo, não é correto espreme-lo, já que pode colaborar para agravar a inflamação, além de facilitar a infecção de outras regiões da pele.
Sim! Pois quando ocorre o contato direto com a bactéria Staphylococcus aureus (através do toque na secreção purulenta), o indivíduo está suscetível ao aparecimento de furúnculos na pele.
Contudo, o desenvolvimento do furúnculo também depende da atuação das células de defesa do organismo, portanto, quanto mais baixa a imunidade, mais chances tem a pessoa contaminada de apresentar o nódulo.
Devido ao surgimento do furúnculo ser por causa de uma bactéria, a melhor forma de tratar é com o uso de antibióticos, que podem ser em formato de comprimido ou pomada.
Além disso, a compressa de água morna também é uma opção complementar do tratamento, visto que auxilia para que a drenagem do fluido presente no interior do furúnculo ocorra mais rápido.
Porém, quando a drenagem não acontece naturalmente após um tempo, o médico pode realizar um corte no furúnculo e remover o líquido.
Segundo a Biblioteca Virtual de Saúde (Ministério da Saúde), para prevenir o aparecimento de furúnculos é necessário seguir algumas medidas de precaução. As principais são:
Ademais, para impedir a incidência do furúnculo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, pode ser necessário a aplicação constante de pomadas antibióticas nas fossas nasais para que bactérias alojadas não adentrem no organismo.
Embora o furúnculo não seja considerado uma infecção grave, ainda sim ele prejudica a manutenção de uma pele saudável, por isso invista em cuidados para deixá-lo longe da sua derme.
Para ler mais artigos sobre Saúde da Pele, continue acompanhando o Minuto Saudável!
Dra. Francielle Mathias
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.