Saúde

Eletroforese de proteínas: para que serve e quando é indicado?

Publicado em: 31/03/2023Última atualização: 31/03/2023
Publicado em: 31/03/2023Última atualização: 31/03/2023
Enfileiramento de tubos de coleta de sangue com um deles segurado por um médico.Enfileiramento de tubos de coleta de sangue com um deles segurado por um médico. Créditos: Freepik.
Publicidade
Publicidade

Eletroforese de Proteínas Séricas (EPS) é um método laboratorial aplicado em exames de sangue, que permite separar e quantificar as proteínas albumina, alfa-1-globulina, alfa-2-globulina, betaglobulina e gamaglobulina. Os dados sobre essas substâncias servem para o prognóstico ou diagnóstico de diversas doenças.

As proteínas, macromoléculas compostas por aminoácidos, são separadas do plasma sanguíneo. Alterações nas taxas desses elementos podem ser interpretadas como indícios de diversas doenças, incluindo processos inflamatórios, alguns tipos de anemia, imunodeficiências e mielomas.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre esse exame, sua função, procedimentos e valores.

Índice — Neste artigo, você irá encontrar: 

  1. Para que serve o exame de eletroforese de proteínas?
  2. Quais condições o exame detecta?
  3. Como interpretar os resultados?
  4. Como se preparar para o exame?
  5. Como é feito?
  6. Quanto custa um exame de eletroforese de proteínas?

Para que serve o exame de eletroforese de proteínas?

O exame de proteinograma, como também é chamado, é indicado para investigar e quantificar as proteínas encontradas em amostras de sangue.

Alterações nos níveis de albumina, alfa-1-globulina, alfa-2-globulina, betaglobulina e gamaglobulina podem indicar diversas outras condições, sendo necessárias avaliações e exames adicionais para um diagnóstico mais preciso.

Geralmente, o exame é solicitado quando o(a) paciente apresenta infecções repetitivas ou reincidentes, proteinúria, hepatopatia crônica ou em casos de suspeita de mieloma e leucemia linfoide.

Leia também: Proteína C-reativa (PCR): o que significa alta ou baixa?

Publicidade
Publicidade

Quais condições o exame detecta?

Pessoa segurando um objeto sobre uma superfície de plástico.

Cada proteína analisada no exame pode estar ligada a uma condição diferente. Estas são algumas das doenças que podem ser detectadas através do exame:

  • Albumina baixa ou hipoalbuminemia: pode ser um indicativo de que há um problema na síntese ou perda excessiva de proteínas, como em casos de insuficiência hepatocelular, má absorção digestiva ou síndrome nefrótica;
  • Albumina alta ou hiperalbuminemia: indica a existência de hemoconcentração;
  • Globulinas alfa baixas: é, geralmente, um bom indício de déficit em antitripsina;
  • Globulinas alfa altas: pode indicar uma síndrome inflamatória ou uma síndrome nefrótica;
  • Globulinas beta e gama baixas: indicativo de mielomas, linfomas, doenças autoimunes ou má absorção de proteínas; 
  • Globulinas beta e gama altas: pode ser interpretada como indício de infecções e parasitoses de longo prazo, além de ser um indicador de condições autoimunes e doenças crônicas do fígado.
Publicidade
Publicidade

Como interpretar os resultados?

A interpretação profunda do exame, assim como o prognóstico ou disgnóstico de qualquer doença, só poderá ser realizada por um(a) médico. Ainda assim, podemos ver quais são os valores de referência, ou seja, normais e recomendados, da eletroforese de proteínas séricas:

  • Albumina: 45 g/L;
  • Alfa-1-globulina: 3 g/L;
  • Alfa-2-globulina: 6g/L;
  • Betaglobulina: 9 g/L;
  • Gamaglobulina: 12 g/L.

Como se preparar para o exame?

Geralmente, não é necessário se preparar para esse exame. Embora não seja exigido período de jejum, alguns laboratórios podem pedir que o procedimento seja realizado após 4 ou 8 horas sem se alimentar.

Em caso de dúvidas, converse com seu(a) médico(a) para saber se é necessário realizar alguma mudança de rotina ou jejum antes da extração de sangue. Também informe o(a) profissional de saúde acerca de qualquer medicamento que esteja utilizando, pois algumas substâncias podem interferir nas taxas de proteínas.

Publicidade
Publicidade

Como é feito?

Semelhante ao exame de sangue comum, a EPS pode ser realizada com uma amostra de pelo 1mL de soro sanguíneo.

Por meio de uma punção, o sangue é coletado e, então, armazenado em um tubo seco com gel separador. Posteriormente, o material é enviado ao laboratório, onde será realizada a análise das proteínas.

Quanto custa um exame de eletroforese de proteínas?

Por não ser muito complexo e por poder fazer parte de uma análise mais completa da amostra de sangue, a eletroforese de proteínas é um exame relativamente barato.

A EPS custa, geralmente, entre R$10 e R$ 40, valores que podem mudar bastante, dependendo da região e do laboratório escolhido.


Exame importante para a detecção de diversas doenças e condições que afetam a metabolização de proteínas, a Eletroforese de Proteínas Séricas (EPS) é um exame simples, relativamente barato, e que pode ser realizado a partir de uma pequena amostra de sangue.

Para saber mais sobre saúde e outros tipos de exames, continue acompanhando o portal do Minuto Saudável e siga nossos perfis nas redes sociais.


Referências

Imagem do profissional Rafaela Sarturi Sitiniki
Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela
Publicidade
Publicidade

Compartilhe

Publicidade
Publicidade
Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.
Banner anuncie em nosso site
Banner anuncie em nosso site
Nos acompanhe nas redes sociais:
Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2024 Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade
Publicidade
Publicidade