A Eletroforese de Proteínas Séricas (EPS) é um método laboratorial aplicado em exames de sangue, que permite separar e quantificar as proteínas albumina, alfa-1-globulina, alfa-2-globulina, betaglobulina e gamaglobulina. Os dados sobre essas substâncias servem para o prognóstico ou diagnóstico de diversas doenças.
As proteínas, macromoléculas compostas por aminoácidos, são separadas do plasma sanguíneo. Alterações nas taxas desses elementos podem ser interpretadas como indícios de diversas doenças, incluindo processos inflamatórios, alguns tipos de anemia, imunodeficiências e mielomas.
Continue lendo o artigo para saber mais sobre esse exame, sua função, procedimentos e valores.
Índice — Neste artigo, você irá encontrar:
O exame de proteinograma, como também é chamado, é indicado para investigar e quantificar as proteínas encontradas em amostras de sangue.
Alterações nos níveis de albumina, alfa-1-globulina, alfa-2-globulina, betaglobulina e gamaglobulina podem indicar diversas outras condições, sendo necessárias avaliações e exames adicionais para um diagnóstico mais preciso.
Geralmente, o exame é solicitado quando o(a) paciente apresenta infecções repetitivas ou reincidentes, proteinúria, hepatopatia crônica ou em casos de suspeita de mieloma e leucemia linfoide.
Leia também: Proteína C-reativa (PCR): o que significa alta ou baixa?
Cada proteína analisada no exame pode estar ligada a uma condição diferente. Estas são algumas das doenças que podem ser detectadas através do exame:
A interpretação profunda do exame, assim como o prognóstico ou disgnóstico de qualquer doença, só poderá ser realizada por um(a) médico. Ainda assim, podemos ver quais são os valores de referência, ou seja, normais e recomendados, da eletroforese de proteínas séricas:
Geralmente, não é necessário se preparar para esse exame. Embora não seja exigido período de jejum, alguns laboratórios podem pedir que o procedimento seja realizado após 4 ou 8 horas sem se alimentar.
Em caso de dúvidas, converse com seu(a) médico(a) para saber se é necessário realizar alguma mudança de rotina ou jejum antes da extração de sangue. Também informe o(a) profissional de saúde acerca de qualquer medicamento que esteja utilizando, pois algumas substâncias podem interferir nas taxas de proteínas.
Semelhante ao exame de sangue comum, a EPS pode ser realizada com uma amostra de pelo 1mL de soro sanguíneo.
Por meio de uma punção, o sangue é coletado e, então, armazenado em um tubo seco com gel separador. Posteriormente, o material é enviado ao laboratório, onde será realizada a análise das proteínas.
Por não ser muito complexo e por poder fazer parte de uma análise mais completa da amostra de sangue, a eletroforese de proteínas é um exame relativamente barato.
A EPS custa, geralmente, entre R$10 e R$ 40, valores que podem mudar bastante, dependendo da região e do laboratório escolhido.
Exame importante para a detecção de diversas doenças e condições que afetam a metabolização de proteínas, a Eletroforese de Proteínas Séricas (EPS) é um exame simples, relativamente barato, e que pode ser realizado a partir de uma pequena amostra de sangue.
Para saber mais sobre saúde e outros tipos de exames, continue acompanhando o portal do Minuto Saudável e siga nossos perfis nas redes sociais.
Rafaela Sarturi Sitiniki
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.