Uma das principais queixas nos consultórios médicos é a dor nas costas. Mais comum a partir dos 25 anos, ela pode sinalizar inúmeros problemas.
Cinco vértebras compõem a região lombar, sendo esta responsável por dar sustentação ao corpo e também proteger a medula e outras importantes estruturas.
Causas
Dores persistentes nessa região requerem atenção, pois a sua incidência pode sinalizar outros problemas. A intensidade e o tipo da dor variam muito de acordo com a sua origem.
Problemas diretamente associados a essa região como quedas, prática incorreta de exercícios, excesso de peso, má postura, artrose, lordose e escoliose são alguns dos fatores que podem levar a esse incomodo. Também são comuns casos de: pedra na vesícula, câncer de ovário, infecção na bexiga e apendicite.
Diagnóstico
A visita ao médico é essencial para investigar as possíveis causas do problema. Testes para avaliar a área sensorial podem ser feitos com agulhas para testar o reflexo do paciente.
O tratamento com fisioterapia, medicamentos, repouso, acupuntura e tratamento quiroprático são práticas comuns. Em casos onde essas práticas não resolvem, o processo cirúrgico pode ser indicado pelo médico.
Para prevenir
Em casos menos graves a realização de exercícios físicos, pilates e yoga pode fortalecer os músculos e aumentar a flexibilidade. Mas, para que possam ser feitos, é preciso que haja liberação médica.