Curosurf é um medicamento indicado para recém-nascidos prematuros (ou seja, que nasceram com menos de 37 semanas de gestação). 

Em grande parte dos casos, o(a) neném precisa ficar internado(a) no hospital ou maternidade e depende de equipamentos e medicamentos para sobreviver. 

O que é Curosurf?

Curosurf é um medicamento referência usado para tratar ou prevenir estágios de Síndrome de Desconforto Respiratório (SDR) (também chamada de doença da Membrana Hialina) em recém-nascidos prematuros. 

Estudos feitos com o medicamento mostram que ele impede o desenvolvimento da  Síndrome de Desconforto Respiratório em até 50% dos casos. 

A doença da Membrana Hialina é uma das principais causas de mortalidade (aguda) em recém-nascidos prematuros. 

Essa doença ainda pode provocar danos cerebrais que podem ser irreversíveis (sequelas neurológicas).   

O início da ação desse medicamento é imediato, ou seja, assim que administrado, o remédio já começa a agir no organismo. 

A bula informa que não há contraindicações conhecidas até o momento. Porém, como efeito adverso, ele tende a aumentar os riscos do neném contrair infecções. Por isso, recém-nascidos medicados com Curosurf devem receber um monitoramento especial para evitar doenças como pneumonia.  


Se, porém, a criança contrair uma infecção viral ou bacteriana, deve ser medicada o mais rápido possível conforme cada caso. 

Para que serve Curosurf? 

Curosurf é indicado para a prevenção ou o tratamento de bebês recém-nascidos prematuros (com menos de 37 semanas de gestação) que estão com a Síndrome de Desconforto Respiratório (SDR), também chamada de doença da Membrana Hialina ou Síndrome da angústia respiratória do recém-nascido (SARRN). 

Essa doença provoca o fechamento dos sacos aéreos dos pulmões impedindo que o ar entre, circule e saia corretamente.

Tal condição acontece porque os pulmões do neném ainda não estão formados e do tamanho ideal (estão imaturos demais para que o bebê possa respirar sem dificuldades). 

Entre os principais sintomas estão falta de ar, pele azulada, respiração rápida, tosse, febre e pressão no peito entre as costelas durante as respiradas. 

Os primeiros sinais da SARRN acontecem em até 24 horas após o parto, sendo facilmente diagnosticada pela equipe médica (por meio de um exame chamado de radiografia torácica).

Os recém-nascidos prematuros que foram tratados com Curosurf tiveram uma melhora significativa na oxigenação. 

Uma segunda ou terceira aplicação do medicamento reduziu as chances de incidência de colapsos pulmonares (pneumotórax) e das taxas de mortalidade.  

Qual o princípio ativo do Curosurf?

O princípio ativo de Curosurf é chamado de Alfaporactanto. Essa substância só deve ser administrada em ambientes hospitalares e por profissionais da saúde instruídos(as). 

Ela é manipulada para agir como um similar de uma substância conhecida como surfactante pulmonar. 

O surfactante é extraído de porcos (que produzem a substância de maneira similar à fórmula humana). Calma, vamos explicar: 

O que é uma substância surfactante?

O surfactante pulmonar é uma mistura de substâncias como proteínas e fosfolípidos, que preenchem os sacos aéreos do pulmão (é dentro desses sacos que a troca gasosa é feita). A principal função do surfactante é diminuir o atrito entre o ar e o espaço vazio desses sacos.

Sem a substância, os sacos se tornam rígidos, dificultando a passagem de ar. Em casos mais graves, as cavidades pulmonares podem até mesmo se colar e impedir a respiração. 

Em condições normais, os seres humanos são capazes de produzir a quantidade suficiente de surfactante para respirar normalmente. 

Mas um bebê recém-nascido prematuro pode não ter desenvolvido essa capacidade ainda, trazendo riscos à vida. 

Curosurf foi desenvolvido para substituir essa falta de um surfactante produzido pelo pulmão do(a) próprio(a) paciente.  

Qual a dose indicada na bula?

Geralmente, a equipe médica administra entre 100mg e 200mg por cada quilo corporal da criança, logo que possível após o diagnóstico de SDR. Se for necessário aplicar outras doses de Curosurf, isso deve ser feito a cada 12 horas. 

Se o tratamento não estiver surtindo efeito, novos exames devem ser feitos e o(a) pediatra que acompanha o caso deverá suspeitar de outras doenças causadas pela imaturidade e medicar o neném conforme cada situação. 

Como é feita a aplicação? 

Curosurf é um fármaco líquido indicado para o uso intratraqueal (válvula pela traqueia) ou intrabronquial (catéter-balão nos brônquios, dentro do pulmão).

Para a aplicação, pode-se se ter 3 métodos: 

  1. Desligar a ventilação pulmonar (que ajuda na respiração) por alguns segundos; 
  2. Com ajuda de um catéter, aplicar o medicamento enquanto a ventilação pulmonar está ligada; 
  3. Administrar o remédio antes de ligar a criança à ventilação pulmonar.  

Esse medicamento sempre deve ser administrado em ambientes hospitalares e por profissionais capacitados(as).

Quais os efeitos colaterais?

Como todos os medicamentos, Curosurf também pode ter efeitos colaterais. 

Se houver suspeitas que o remédio está provocando outras reações adversas que não constam na bula, a farmacêutica deve ser avisada pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). 

Em casos incomuns e raros, os efeitos colaterais de Curosurf incluem: 

  • Infecções sanguíneas generalizadas (septicemia); 
  • Sangramentos dentro do crânio (hemorragia intracraniana); 
  • Colapso pulmonar no qual há falhas no pulmão quando ar entra (pneumotórax);   
  • Batimento cardíaco lento (bradicardia); 
  • Pressão baixa; 
  • Lesões nos brônquios dos pulmões (displasia broncopulmonar); 
  • Sangramentos nos pulmões (hemorragia pulmonar); 
  • Baixa porcentagem de oxigênio sendo levada para o restante do corpo (saturação de oxigênio). 

Outras reações como dificuldades para respirar (apneia), excesso de oxigênio em um tecido ou órgão (hiperóxia) ou coloração azul-arroxeada na pele (cianose neonatal)  possuem frequência desconhecida. 

Apesar de todos esses possíveis efeitos colaterais, Curosurf deve ser administrado conforme a orientação médica, sendo uma boa opção para tratar corretamente o(a) recém-nascido(a). 

Tem contraindicações?

Curosurf é contraindicado caso às crianças que tenham alergia a um dos componentes da fórmula do remédio. Outras contraindicações não são conhecidas até o momento.  

O medicamento Curosurf é aprovado pela Anvisa?

Sim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprova o uso de Curosurf. 

A farmacêutica Chiesi tem autorização para comercializar o medicamento referência no Brasil até setembro de 2022. 

Depois dessa data, outros laboratórios também poderão manipular Alfaporactanto (que é o princípio ativo) e fabricar medicamentos genéricos ou similares ao Curosurf.  

Preço e onde encontrar

Curosurf 80mg/mL, caixa com 1 frasco-ampola com 1,5mL de suspensão de uso intratraqueal ou intrabronquial pode ser adquirido a partir de R$ 1.545*. 

Alfaporactanto é fornecido pelo SUS?

Sim. Esse medicamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS) desde 1997, integrando a RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais), na categoria de Relação Nacional de Medicamentos de Uso Hospitalar.

Ou seja, crianças prematuras que estão internadas com SDR têm direito ao tratamento com Curosurf em todos os hospitais e maternidades do território brasileiro. 

Mas, em alguns casos, pode ocorrer a falta ou negativa de acesso à medicação. Em situações assim, é necessário abrir um processo judicial com vários documentos como um orçamento com pelo menos 3 farmácias. 

Como fazer um orçamento de Curosurf?

Nessas horas, pode contar com a Assessoria do Consulta Remédios.  

Basta acessar o link, preencher os seus dados e, em algumas horas, nossa equipe vai enviar um orçamento completo e personalizado. 


Curosurf é um medicamento que pode ajudar recém-nascidos prematuros a respirar até que os pulmões estejam maduros o suficiente para fazerem isso sozinhos. 

O medicamento é uma das melhores opções para o tratamento da Síndrome da angústia respiratória do recém-nascido. 

Em casos de dúvidas, consulte o(a) pediatra que acompanha o caso. 

O Minuto Saudável traz muitas outras informações sobre remédios. Acompanhe nossas postagens!!!!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.