Um estudo foi feito na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e revelou que o consumo moderado de álcool melhora a qualidade de vida de pessoas com artrite.

O uso contínuo mas moderado de bebidas alcoólicas não foi associadas a riscos que possam agravar a doença ou levar à morte. A pesquisa contou com a participação de cerca de 16 mil pessoas.

Os especialistas concordam que mais estudos sobre esse assunto precisam ser feitos e que ainda é muito cedo para se recomendar o consumo de bebidas alcoólicas como recurso terapêutico.

Entenda a artrite

Artrite é uma inflamação nas articulações. Seus primeiros sinais aparecem por volta dos 30 ou 40 anos, podendo serem agravados pela idade.

Mulheres e pessoas com obesidade são os mais afetados.

Existem três tipos de artrite, são elas:

  • Monoartrite: quando 1 articulação é afetada;
  • Oligoartrite: entre 2 e 5 articulações afetadas;
  • Poliartrite: quando mais de 5 articulações são comprometidas.

Essa doença é desencadeada por alguns fatores de risco como genética, infecções de vírus ou bactérias, e traumas ou lesões sofridos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrite afeta 2 vezes mais mulheres do que homens.


Os principais sintomas são dor, vermelhidão, inchaço e rigidez. Em alguns casos, a pessoa pode apresentar febre, perda de apetite e caroços na pele. Em caso de dúvida, procure um médico.

Fazer alongamentos, beber bastante água, ter uma alimentação variada e rica em nutrientes e reduzir o estresse são formas de reduzir as chances de desenvolver a doença.


O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação. Embora as pesquisas estejam avançando para comprovar os limites benéficos do álcool, ainda é muito cedo para se afirmar que o álcool evita doenças.

Fonte: Science Daily


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *