Um estudo foi feito na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e revelou que o consumo moderado de álcool melhora a qualidade de vida de pessoas com artrite.
O uso contínuo mas moderado de bebidas alcoólicas não foi associadas a riscos que possam agravar a doença ou levar à morte. A pesquisa contou com a participação de cerca de 16 mil pessoas.
Os especialistas concordam que mais estudos sobre esse assunto precisam ser feitos e que ainda é muito cedo para se recomendar o consumo de bebidas alcoólicas como recurso terapêutico.
Entenda a artrite
Artrite é uma inflamação nas articulações. Seus primeiros sinais aparecem por volta dos 30 ou 40 anos, podendo serem agravados pela idade.
Mulheres e pessoas com obesidade são os mais afetados.
Existem três tipos de artrite, são elas:
- Monoartrite: quando 1 articulação é afetada;
- Oligoartrite: entre 2 e 5 articulações afetadas;
- Poliartrite: quando mais de 5 articulações são comprometidas.
Essa doença é desencadeada por alguns fatores de risco como genética, infecções de vírus ou bactérias, e traumas ou lesões sofridos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrite afeta 2 vezes mais mulheres do que homens.
Os principais sintomas são dor, vermelhidão, inchaço e rigidez. Em alguns casos, a pessoa pode apresentar febre, perda de apetite e caroços na pele. Em caso de dúvida, procure um médico.
Fazer alongamentos, beber bastante água, ter uma alimentação variada e rica em nutrientes e reduzir o estresse são formas de reduzir as chances de desenvolver a doença.
O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação. Embora as pesquisas estejam avançando para comprovar os limites benéficos do álcool, ainda é muito cedo para se afirmar que o álcool evita doenças.
Fonte: Science Daily