O funcionamento da tireoide é de vital importância para que o organismo trabalhe de forma correta. Seus hormônios ajudam órgãos como o cérebro e o coração a realizar suas funções adequadamente. Quando ocorrem distúrbios pode haver o excesso de produção dos hormônios ou a sua redução.

A tireoide é uma glândula localizada na parte inferior do pescoço, apoiada sobre a traquéia. Os hormônios por ela liberados, denominados tiroxina e triiodotironina, são essenciais para o metabolismo do corpo.

Conhecido como um problema que afeta o funcionamento da glândula tireoide, o hipertireoidismo e hipotireoidismo indicam uma alteração nos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina) produzidos pela glândula. Além desses dois problemas, ainda existe a tireoidite de hashimoto, uma doença autoimune que produz anticorpos contra a própria tireoide.

Hipertireoidismo

Produção em excesso dos hormônios.

Sintomas: dificuldades para dormir (insônia), aceleração dos batimentos cardíacos, olhos saltados (exoftalmia), tremores nas mãos, aumento da produção de suor, nervosismo, unhas quebradiças;

Tratamento: uso de medicamentos para corrigir o excesso de hormônios produzidos; em alguns casos pode ser necessário o uso de iodo radioativo e até mesmo cirurgia;

Causa: fatores hereditários, doenças graves, presença de nódulos no bócio.

Hipotireoidismo

Baixa produção dos hormônios.


Sintomas: depressão, pele ressecada e gelada, sonolência constante, reflexos lentos, alterações no fluxo menstrual, falta de apetite, cabelo quebradiço;

Tratamento: reposição dos hormônios que estão sendo produzidos em baixas quantidades;

Causa: está associado à ingestão de iodo pelo organismo (falta ou excesso).

Tireoidite de Hashimoto

Produção de anticorpos contra as próprias células da tireoide (reduz o seu tamanho).

Sintomas: costumam ser os mesmos sintomas indicados nos casos de hipotireoidismo;

Tratamento: uso de medicamentos que suprem a falta de hormônios produzidos;

Causa: normalmente acontece devido a fatores genéticos.

A consulta ao médico

Consulte seu médico frequentemente para que sejam realizados exames de sangue para analisar as taxas de hormônios. Se não for tratada da forma correta, qualquer uma das disfunções da tireoide pode causar problemas mais graves como aumento do colesterol e infertilidade.


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.