Anelise Wickert (Minuto Saudável)
26/03/2019 12:58

Ciclo menstrual e a relação com a qualidade das horas dormidas

Uma pesquisa analisou a qualidade do sono em mulheres jovens sadias e constatou que a rotina das horas dormidas tem relação com o ciclo menstrual.

Em geral, elas sentem mais sono nos dias que antecedem a menstruação, independente da rotina de descanso de cada participante (por exemplo, quantas horas médias de sono são necessárias para cada uma).

Os pesquisadores descobriram que nos dias antes da menstruação, a qualidade das horas dormidas caiu 3,3%, sendo que as mulheres acordam 3 vezes mais durante à noite em comparação com outras fases do ciclo menstrual.

Para a pesquisa, as participantes usaram pulseiras com sensores que as acompanharam as atividades de sono e elas também ofereceram amostras de urina todas as manhãs. Além disso, fizeram dieta por 5 dias durante a fase inicial do ciclo para observar o quanto a má alimentação poderia interferir no bem-estar.

No primeiro ciclo, a dieta oferecia uma quantidade aconselhável de carboidratos. No segundo ciclo, as mulheres ingeriram 55% menos carboidratos.

Os pesquisadores chegaram à conclusão que a restrição alimentar trouxe malefícios para o sono das mulheres, uma vez que, quanto menos energia obtinham pela alimentação, mais sono as pesquisadas sentiam.

Elas também tiveram menos qualidade de sono acordando mais vezes durante à noite.

Para os estudiosos, essa descoberta mostra a importância de uma boa alimentação, principalmente, perto da menstruação. Frutas, verduras, alimentos ricos em água, massas integrais e cereais são os mais indicados para essa época do mês.

O estudo foi feito pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Ao todo, 10 mulheres saudáveis, entre 18 e 28 anos, participaram da pesquisa.

Leia mais: Sono de qualidade: sexo antes de dormir pode ajudar

As fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual varia de mulher para mulher, mas em média, ocorre entre 25 e 35 dias e é dividido em 3 fases:

  • 1 — Fase folicular: O primeiro dia de menstruação inaugura um novo ciclo. Na fase folicular, o útero se prepara para receber um óvulo fecundado, criando uma camada de sangue que manterá o bebê. Ocorre, em média, entre os 10 primeiros dias do ciclo.
  • 2 — Fase ovulatória: É a fase em que o óvulo sai do ovário. Em média, ocorre entre 11 e 16 dias antes da próxima menstruação;
  • 3 — Fase lútea:  O óvulo está pronto para ser fecundado. Se não ocorrer a fecundação, ele é expelido do corpo. É uma fase onde muitos hormônios são liberados. Ocorre, em média, 10 dias antes da próxima menstruação.

A alimentação, sono e ciclo menstrual podem ter relação, impactando no bem-estar e rotina da mulher.

Fonte: Science Daily

18/04/2019 15:09

Anelise Wickert (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*