Anelise Wickert (Minuto Saudável)
22/03/2019 15:40

Tomar chá muito quente pode aumentar o risco de câncer de esôfago

Pessoas que tomam mais de 700mL de chá diariamente e em temperatura maior que 60 °C, têm 90% mais chances de desenvolver câncer de esôfago, diz um novo estudo.

A comparação foi feita com quem consome menos a bebida e em temperaturas mais baixas.

O estudo feito no Irã contou com a participação de mais de 50 mil pessoas durante 10 anos. Neste tempo, 317 novos casos de câncer de esôfago foram diagnosticados nos participantes que tinham entre 40 e 75 anos.

A pesquisa foi publicada o jornal International Journal of Cancer.

Essa pesquisa reitera a suspeita de alguns cientistas de que lesões repetidas em determinados lugares podem influenciar no aparecimento de câncer.

Assim, como foi levantado uma temperatura específica, será mais fácil de entender as causas do câncer de esôfago, bem como prevenir seu aparecimento.

Leia mais: 11 dicas para prevenir o câncer e combater os fatores de risco

Câncer de esôgafo é comum

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, o câncer de esôfago é o oitavo tipo de câncer mais comum no mundo e mata cerca de 400 mil pessoas por ano.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 10.790 novos casos da doença foram registrados em 2018, sendo 8.240 nos homens e 2.550 nas mulheres.

Esse tumor é causado por lesões repetidas devido à fumaça, álcool, refluxo ácido e líquidos (chás, chimarrão, café) consumidos muito quentes. Os principais fatores de risco desta doença são o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Durante sua fase inicial, o câncer de esôfago não apresenta sinais. Mas com seu desenvolvimento, alguns sintomas podem se manifestar, como dor ao engolir, dor no peito, vômito e perda de apetite.

Ao perceber qualquer um destes sinais, juntamente com perda de peso e refluxo, procure um médico gastroenterologista.


Beber chá quente é um hábito muito comum entre as pessoas, mas temperaturas elevadas podem ser prejudiciais à saúde.

O recomendado é sempre esperar em torno de 5 minutos para dar o primeiro gole.

16/04/2019 17:13

Anelise Wickert (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*