Uma pesquisa publicada no Jornal de Etnofarmacologia, da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, aponta que o consumo diário de chá de hibisco favorece a eliminação de gorduras e o consequente emagrecimento.

Segundo a pesquisa, a bebida pode reduzir a adipogênese, que é a conversão de células capazes de acumular gorduras. Ou seja, o organismo tende a estocar menos células lipídicas nas regiões do quadril e abdômen.

Um estudo de revisão publicado na Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, em 2017, aponta concordâncias sobre o efeito diurético e emagrecedor do hibisco em pacientes que fazem uso de medicamentos corticoides.

Em uma pesquisa recente, foram avaliadas pacientes que começaram a fazer uso de chá de hibisco a fim acompanhar a ação redutora de peso da bebida. O resultado apontou que após 14 semanas, houve uma diminuição significativa das circunferências abdominais e do peso da maioria das candidatas acompanhadas.

Leia mais: O que é Hibisco?

Assim, uma das funções mais buscadas no chá de hibisco é a redução de peso e medidas. Devido à ação diurética, inibidora de apetite, termogênica e auxiliadora na digestão, a bebida já foi testada e aprovada por celebridades.

Fernanda Souza e Bruna Marquezine já divulgaram ser adeptas do hibisco aliado à boa alimentação e à prática de atividades físicas para manter a boa forma. Aliás, já em 2014 Fernanda Souza apostava na planta para ajudar a definir a silhueta.

Há diversas formas de incluir a bebida no dia a dia, seja seguindo um cardápio mais restrito ou consumindo com frequência ao longo do dia.


Vale lembrar que as dietas e mudanças alimentares devem sempre ser indicadas e acompanhadas por um nutricionista ou nutrólogo, sobretudo se houver restrição da ingestão de alimentos.

Leia também:


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.