Anelise Wickert (Minuto Saudável)
30/03/2019 10:00

Como as bactérias podem ser combatidas pelo próprio organismo

Um estudo descobriu que o processo de autofagia (autodestruição e reconstrução que a célula faz em si mesma) pode ajudar a combater a Salmonella e outros agentes infecciosos.

Ao todo, foram analisados 56 espécies de bactérias. Entre elas: Salmonella, Shigella, Listeria, Mycobacterium tuberculosis e Staphylococcus.

Os cientistas descobriram que as células hospedeiras usam a autofagia para eliminar esses agentes patológicos. Por outro lado, as bactérias também utilizam suas próprias proteínas para evitar ser eliminadas.

A pesquisa, feita na Inglaterra, foi realizada pela Escola de Ciências da Vida da Universidade de Warwick em parceria com o Instituto Earlham e Instituto Quadram.

Os pesquisadores acreditam que as bactérias têm evoluído cada vez mais, se tornando mais resistentes aos antibióticos. Por isso, estimular os mecanismos de defesa do próprio corpo é importante para combater as infecções bacterianas.

O que é a Salmonella?

A Salmonella é uma bactéria transmitida por alimentos infectados. É responsável pela segunda maior taxa de mortes infantis no mundo. Está associada com várias enfermidades como artrite, meningite e pneumonia.

A compreensão de como ela é combatida pode levar ao desenvolvimento de novas formas de terapia e tratamento. Outros medicamentos que estimulem a autofagia podem ser receitados e formulados com o objetivo de combater essa bactéria.

Boas condições sanitárias e de higiene, consumo de água potável e o armazenamento e preparação dos alimentos são fundamentais para se evitar a Salmonella. Os principais sintomas da doença são: diarreia, febre alta e dores na região abdominal.

Como os sintomas são comuns à outras doenças, o diagnóstico da Salmonella e o seu subtipo é feito pelo exame de fezes laboratorial. Em caso de suspeita, visite um médico.

Saber como o corpo atua para eliminar agentes infecciosos é importante para ajudar o organismo a combater esses intrusos.


Além da autofagia, a Salmonella pode ser combatida  com medidas simples de higiene e saúde, como lavar as mãos com frequência e preparar corretamente os alimentos.

Fonte: Science Daily

16/04/2019 17:04

Anelise Wickert (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*