Alguns medicamentos tratam várias condições enquanto outros são manipulados e fabricados exclusivamente para um tipo de doença ou complicação. 

Avonex é um fármaco que se encaixa na segunda descrição. Ele foi desenvolvido especificamente para tratar complicações na bainha de mielina (cuja função é proteger os neurônios).  

O que é Avonex e qual o laboratório?

Avonex é um medicamento similar fabricado pela farmacêutica americana Biogen, que desenvolve fármacos com a ajuda da biotecnologia. Ele só pode ser vendido com receita médica e a aplicação é subcutânea, ou seja, é uma injeção abaixo da pele (podendo ser feita com caneta ou seringa).     

Ele é recomendado para tratar a Esclerose Múltipla e casos de doenças desmielinizantes (como a doença de Devic ou a Leucoencefalopatia multifocal progressiva).

O princípio ativo é o Betainterferona 1A que atua no sistema imunológico e trata as complicações que podem acontecer na bainha de mielina. 

Avonex é administrado semanalmente. O tempo de duração do tratamento depende de cada caso e a orientação médica deve ser seguida. 

Esse remédio deve ser mantido em temperatura que varie entre 2ºC e 8ºC e não deve ser congelado. 

Em casos de dúvidas, procure orientação médica ou farmacêutica.   


Para que serve o medicamento Avonex? 

Avonex é um medicamento indicado para o tratamento da Esclerose Múltipla (EM). Esse fármaco ajuda a reduzir a quantidade de surtos e a intensidade dos sintomas provocados pela EM. Também pode ser usado para melhorar os quadros de doenças desmielinizantes (quando a bainha de melanina é danificada). 

Saiba um pouquinho mais sobre a doença que Avonex trata: 

Esclerose Múltipla 

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença inflamatória que atinge o sistema imunológico dos neurônios, comprometendo assim o bom funcionamento do sistema nervoso. 

Essa doença possui sintomas (espasmos e fraqueza muscular, formigamento nos membros, incontinência urinária, tonturas) que no começo são sutis e passageiros. 

Mas, sem o tratamento adequado, as crises vão ficando piores e mais frequentes, e os sintomas se agravam (levando à dificuldade para andar, falar, pensar e perda da visão, por exemplo). 

A EM atinge, em sua maioria, mulheres de 20 a 40 anos. 

Ainda não foi encontrada uma cura. Mas, uma vez diagnosticada, o tratamento possui duas funções: diminuir a intensidade dos sintomas e aumentar o intervalo de tempo entre uma e outra crise. 

Como age a Betainterferona?

A Betainterferona (princípio ativo de Avonex) ajuda na proteção e na restauração da bainha de mielina, evitando que haja desgastes e complicações. Ela é uma substância que pertence ao grupo dos interferons. 

Esses são proteínas produzidas naturalmente pelo corpo e ajudam a equilibrar o sistema imunológico. Sua principal função é combater microrganismos intrusos como bactérias e vírus. 

Os interferons também são usados em tratamentos de outras doenças como câncer e AIDS

Como aplicar Avonex?

Avonex é apresentado de duas formas: com seringa ou caneta aplicadora. Ambas podem ser aplicadas pelo(a) próprio(a) paciente ou com a ajuda de outros adultos. O local mais indicado para a aplicação é a parte externa da coxa (dando uma distância mínima de 4 dedos do joelho e da bacia). 

Prefira escolher lugares diferentes de aplicação (fazendo um rodízio) para evitar inflamações no mesmo lugar. Por exemplo, em uma semana aplique na coxa direita em cima, na semana seguinte aplique na coxa esquerda em cima e assim por diante. 

Se possível, as aplicações devem ser feitas no mesmo dia e horário. Se você esquecer ou não puder administrar o medicamento no dia “fixo”, faça-o assim que puder e passe a aplicar as injeções nesse “novo” dia. 

Por exemplo, sempre tomava as injeções nas segundas-feiras, mas esqueceu-se de tomar e só lembrou na sexta. Faça a aplicação na sexta e partir desse dia, faça as aplicações todas as sextas. 

Para aplicar esse medicamento, leia todos os passos primeiramente

  1. Tire o remédio do refrigerador e deixe-o descansar (por uns 30 minutos) até atingir a temperatura ambiente; 
  2. Lave as mãos e prepare as outras coisas (algodão, curativo, seringa, etc); 
  3. Abra a tampa do cartucho que contém o fármaco com a embalagem virada para a cima;  
  4. Se estiver usando a caneta, encaixe a agulha girando-a suavemente na ponta da caneta (o medicamento não será liberado se a agulha não for encaixada corretamente); 
  5. Limpe o local de aplicação com um algodão embebido em álcool; 
  6. Segure o aplicador em um ângulo reto em relação à coxa que deve estar relaxada; 
  7. Perfure a pele com a agulha, delicadamente até que a mesma esteja completamente dentro da pele (cuidado para não quebrar ou entortar a agulha); 
  8. Aperte o botão azul para liberar o medicamento (você deverá escutar um clique);
  9. Quando todo o fármaco for aplicado, aparecerá uma bolinha amarela em cima do aplicador; 
  10. A aplicação leva cerca de 10 segundos, então não retire o aplicador durante esse tempo. Também evite movimentá-lo excessivamente; 
  11. Retire a agulha e limpe o local da aplicação e se necessário, coloque um curativo; 
  12. Há uma tampa (ou capa de proteção) específica para o descarte correto. É só encaixá-la na agulha (até que ouvir um clique) e descartar a embalagem em um local próprio para injetáveis; 

Em casos de dúvidas sobre a forma de aplicação, leia a bula ou consulte um(a) profissional da saúde. 

Avonex tem efeitos colaterais?

É comum que Avonex provoque dores de cabeça e musculares, febre, perda de apetite, cansaço, diarreia, enjoos, vômitos, coriza e dificuldades para dormir. Esse remédio ainda pode causar vermelhidão, coceira e inchaço no lugar da aplicação da injeção.  

Embora seja menos comum, ele também pode causar distúrbios da tireoide, hepatite, convulsões e dispneia.

Em casos mais isolados, pacientes podem apresentar reações anafiláticas, insuficiência hepática e hepatite autoimune.

Contraindicações 

Avonex é contraindicado para gestantes e mulheres que estão amamentando, porque esse fármaco pode levar ao aborto, má formação do neném ou riscos de comprometer o desenvolvimento da criança.  

O consumo é proibido para crianças menores de 12 anos e deve ser administrado com cautela em adolescentes com até 16 anos. 

Avonex ainda não deve ser utilizado por quem possui depressão profunda, crises de ansiedade com frequência ou tendências suicidas. 

Avonex engorda?

Depende de cada organismo. A bula do medicamento diz que pode haver perda ou ganho de peso, mas isso ocorre com frequência não conhecida.

Algumas reações adversas como enjoos e perda de apetite podem atrapalhar a alimentação correta e causar uma perda repentina de peso. 

Para manter o peso corporal durante o tratamento, é importante seguir uma dieta de qualidade (com vegetais, grãos integrais e carnes magras) e praticar exercícios físicos com regularidade. 

Qual a diferença entre Avonex e Rebif?

Os dois medicamentos possuem o mesmo princípio ativo: Betainterferona 1A. 

A principal diferença entre ambos é o laboratório que manipula e comercializa essa substância. 

Avonex é produzido pela empresa de biotecnologia Biogen enquanto Rebif é fabricado pela farmacêutica Merck (ou MSD).

Essa diferença no rótulo também afeta o bolso. A variação entre uma marca e outra pode chegar até R$ 5.000.

Preço e onde comprar 

Avonex pode ser comprado em farmácias físicas e online. O preço médio é R$ 7.753,63*.

Esse medicamento faz parte da lista de Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, pacientes com receituário devem fazer a solicitação, portando os documentos necessários, nos estabelecimentos de saúde vinculados às unidades públicas.

Quem vai solicitar a medicação por via judicial pode contar com o serviço de assessoria em orçamentos de medicamentos de alto custo. Basta preencher o formulário para receber uma cotação personalizada.

Avonex é um medicamento importante para o tratamento da Esclerose Múltipla. 

Ele causa muitos efeitos colaterais graves (como agravamento de pensamentos suicidas, crises de ansiedade e depressão, desmaios, vômitos, diarreia e tonturas). 

A redação do Minuto Saudável traz muitas outras informações sobre remédios. Acompanhe as nossas postagens!


Minuto Saudável: Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável.