Anelise Wickert (Minuto Saudável)
22/03/2019 18:08

Como prevenir a asma? Comer peixe pode ajudar, diz estudo

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), aproximadamente 20 milhões de brasileiros são asmáticos.

Dados do Ministério da Saúde indicam ainda que cerca de 350 mil internações são feitas todos os anos por causa dessa doença.

Mas uma pesquisa descobriu que o consumo de óleos presentes em peixes marinhos pode reduzir em até 62% tanto as chances de desenvolver asma quanto sintomas semelhantes da doença.

A razão disso seria a presença dos antioxidantes e ômega 3 que são encontrados em grandes quantidades em peixes e animais marinhos.

Por outro lado, de acordo com os pesquisadores, consumir óleos vegetais de maneira elevada aumenta os riscos de asma em 67%. Esse tipo de gordura está presente em alimentos ultraprocessados, como fast foods.

O estudo foi feito na Universidade James Cook, na Austrália, mas os 642 participantes eram de um vilarejo de pescadores na África do Sul.

Como evitar as crises de asma?

Asma é uma doença inflamatória crônica, ou seja, persiste por um longo período de tempo. Os médicos acreditam que a asma é desenvolvida por fatores genéticos e/ou ambientais.

As crises de asma são caracterizadas por tosse, falta de ar, aperto no peito e chiado quando a pessoa respira.

É importante ressaltar que a doença é crônica, mas as crises acontecem quando o asmático é submetido a algum agravante da doença. Entre os principais estão:

  • Pelo de animais;
  • Pólen de flores;
  • Fumaça;
  • Poluição;
  • Ar frio ou rarefeito;
  • Cheiros fortes (por exemplo tinta, látex e cola de sapateiro);
  • Fungos e mofo.

Alguns cuidados podem ser tomados para evitar uma crise asma:

Saiba qual seu tipo de alergia

Os agravantes da doença são variados. Para descobrir qual é o agente causador da sua asma, pode-se fazer a testes de alergia a alguns componentes.

Higiene

Lave as roupas de cama e toalhas de banho semanalmente. Cortinas e tapetes também devem ser lavados com frequência. Carpetes podem ser substituídos por outros tipos de piso e fronhas e almofadas podem ter capas antialérgicas.

Faça exercícios físicos com cuidado

Temperaturas amenas são ideais para o asmático se exercitar. A prática de atividades físicas em lugares muito frios ou quentes dificultam a respiração correta.

Tome bastante água e não tenha receio de diminuir o ritmo ou parar para tomar fôlego, se for necessário.

Cuide com cheiros fortes

Evite velas aromáticas ou sprays com cheiro muito forte. Em alguns casos, evite de usar até mesmo perfumes e fragrâncias que possam ser agressivas.


A asma é uma doença que não tem cura, mas suas crises podem ser combatidas por meio da alimentação e uso de medicamentos. Em caso de dúvidas, procure um médico!

Fonte: Science Daily

18/04/2019 15:57

Anelise Wickert (Minuto Saudável)

Somos um time de especialistas em conteúdo para marketing digital, dispostos a falar sobre saúde, beleza e bem-estar de maneira clara e responsável. Confira mais na nossa página de quem somos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*