A acupuntura em cães e em outros animais pode ser recomendada em diversas situações e proporciona diversos benefícios. Porém, muitas pessoas desconhecem o tratamento, o que faz com que a procura não seja tão grande.
O procedimento, que em latim significa punção com agulha, se baseia na teoria de que a energia chi flui no corpo através dos meridianos. Segundo a crença, o procedimento seria uma forma de corrigir ou realinhar o fluxo de energia, proporcionando o equilíbrio da saúde por meio de punções com agulhas em pontos específicos.
A técnica terapêutica é tradicional na medicina chinesa e é utilizada em humanos há milênios, o que prova sua eficácia no tratamento de diversas condições de saúde. Contudo, a aplicação dessa técnica na medicina veterinária, ao contrário da medicina humana, está sendo explorada há pouco tempo.
Por desconhecimento, muitos (as) tutores (as) acabam optando por permitir esse tipo de abordagem por medo do animal ser submetido a dor durante o tratamento com agulha. Mas já adiantamos que, apesar de poder ser incômodo para alguns animais, a acupuntura não causa dor!
Portanto, para saber mais sobre o procedimento, como indicações, benefícios e tempo de duração das sessões, continue acompanhando o artigo!
Índice - nesse artigo, você vai encontrar:
Apesar de já ser aplicada na medicina humana há muito tempo, a adoção da acupuntura veterinária é algo relativamente recente e, por isso, muitos (as) tutores (as) desconhecem a linha de tratamento. Assim como na acupuntura humana, o objetivo da versão veterinária também é buscar o equilíbrio do corpo do animal, auxiliando na cura do corpo.
Além de se mostrar eficiente como tratamento ou complemento em cãezinhos, a técnica também pode ser aplicada e gera bons resultados em outros animais, como gatos, cavalos, aves, répteis, roedores e bovinos.
Quanto à questão da dor, assim como nos humanos, a acupuntura em cães também é indolor. Contudo, quando a região do tratamento está dolorida, é comum que o animal sinta um leve desconforto que passa ao longo da sessão, pois confere sedação e relaxamento.
Como vimos, a acupuntura age a partir do estímulo de pontos específicos e, dessa forma, auxilia no tratamento de diversos problemas físicos e mentais. Alguns casos nos quais há indicação do uso da acupuntura em cães são:
Além dessas indicações, a acupuntura também pode ser recomendada para cães que passaram por quimioterapia ou cirurgias e para animais que tiveram cinomose.
Vale reforçar que o procedimento não substitui a utilização dos medicamentos receitados pelo (a) médico (a) veterinário(a), logo o (a) tutor (a) deve realizar o tratamento de acordo com a recomendação do (a) profissional mesmo que o animal apresente melhora.
Leia também: Cromoterapia para pets: como funciona e quando recorrer
A técnica é capaz de melhorar a qualidade de vida do pet pois age em diversas regiões do organismo. Portanto, entre os principais benefícios da acupuntura em cães estão:
Durante o procedimento, pontos específicos do animal são estimulados, proporcionando assim o alívio de dores causadas por diversas condições de saúde, como vimos acima. Esse estímulo, que pode ser feito por meio de punção com agulha fina, aplicação de calor, pressão ou corrente elétrica, causam efeitos locais ou sistêmicos.
Já a quantidade de sessões varia de 10 a 15 sessões, de acordo com o problema de saúde a ser tratado. Problemas mais complexos e crônicos, por exemplo, costumam precisar de mais sessões do que problemas simples e agudos. Portanto, cabe ao profissional que está tratando o animal definir quantas sessões serão necessárias.
Por outro lado, o intervalo entre as sessões também pode variar dependendo do problema de saúde a ser tratado, mas elas podem ser realizadas 2 vezes por semana, semanalmente ou mensalmente dependendo da necessidade do animal e do progresso do tratamento.
Geralmente, no início do tratamento as sessões são realizadas semanalmente e, com o progresso do tratamento, elas se tornam mais espaçadas como forma de manutenção.
Por fim, o tempo de duração das sessões também variam de acordo com o (a) profissional e extensão do tratamento, mas tendem a durar de 20 a 40 minutos.
A acupuntura deve ser feita por um (a) médico (a) veterinário (a) especializado (a) na técnica após avaliação e encaminhamento do animal, assim como na acupuntura humana. Caso esteja tenha dificuldades para encontrar um (a), você pode pedir indicação de profissionais para o (a) médico (a) veterinário (a) que receitou o tratamento.
Por fim, os preços cobrados por sessão variam muito de acordo com a região e dos profissionais, mas é possível encontrar sessões com valor a partir de R$100,00.
A acupuntura é uma técnica segura e eficaz para cães, mas desde que feita por profissionais qualificados (as), portanto, não deixe de consultar o registro do (a) profissional antes de agendar uma sessão. Caso tenha alguma dúvida, volte a consultar seu (a) veterinário!
Para mais informações sobre saúde e bem-estar pet, continue acompanhando o site e as redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Kenny Cardoso
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.