O Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como Transtorno Autista, Autismo na Infância ou Autismo Infantil, foi descrito pela primeira vez em 1943 pelo médico Leo Kanner.
Após acompanhar 11 crianças com sintomas semelhantes, ele as diagnosticou com um distúrbio inato do contato afetivo, além de descrever de maneira cuidadosa e detalhada todos os sintomas expressos por esses pacientes.
Nessa descrição, haviam duas características essenciais para o diagnóstico: o isolamento social e o comportamento de insistência persistente.
Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada 160 crianças é diagnosticada com autismo. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas têm esse diagnóstico.
Para saber mais sobre Abril Azul, informações sobre a campanha, o que é o autismo e quais os sintomas, continue acompanhando o artigo!
Índice — Neste artigo você encontrará:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, é uma condição que ocorre por falha no desenvolvimento cerebral (neurodesenvolvimento), que tem como características déficits na comunicação, interação social e comportamental.
Os sintomas aparecem logo no início do desenvolvimento da criança e são classificados como leve, moderado e severo.
Diversas pesquisas científicas indicam que existem fatores que influenciam no desenvolvimento da criança e a deixam mais propensa a ter autismo, tais como questões ambientais, fisiológicas e genéticas.
Alguns sintomas de pessoas com autismo são:
Se você se identificou com alguns dos sinais e sintomas acima, não deixe de buscar ajuda psicológica!
No ano de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) designou 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo visando aumentar a conscientização em níveis social, familiar e em relação às crianças.
A campanha tem o objetivo de combater o preconceito e a discriminação por meio de informações, eventos e iniciativas focadas no Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Leia mais: Autismo em adultos: níveis, como identificar e tratar
O diagnóstico dessa condição possibilita que os pacientes tenham acompanhamento com profissionais que auxiliarão no desenvolvimento de todos os déficits apresentados.
Com base nisso, os pais podem buscar grupos de apoio para lidar melhor com os sintomas do filho ou filha, trocar experiências com outros pais e receber conforto diante das dificuldades.
Algumas medidas podem ajudar no convívio:
A campanha Abril Azul tem como objetivo conscientizar sobre a importância de falar sobre o autismo e levar informações para a sociedade em geral, a fim de quebrar estigmas e discriminação.
Para mais informações sobre saúde, continue acompanhando o site e redes sociais do Minuto Saudável!
Esp. Thayna Rose
Compartilhe
Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.